Dissertação regimes democráticos e contemporâneos e suas caracteristicas

Páginas: 4 (907 palavras) Publicado: 21 de junho de 2011
Dissertação
Regimes Democráticos Contemporâneos e Suas Características

Existem hoje no mundo, alguns regimes políticos, que não permitem a organização da oposição em eleições livres e nemmesmo qualquer forma de contestação pública.
É necessário que uma reflexão seja feita no sentido de identificar as possibilidades de transformação desses regimes, para que permitam a organização daoposição de forma justa e garantam o direito à contestação pública.
Garantir os direitos citados anteriormente é transformar os regimes, em democracias, ainda que segundo Dahl, não exista realmenteuma democracia plena esse deve ser o ideal á ser atingindo.
A democracia é a única forma de governo, onde as preferências dos cidadãos, ou seja, da maioria é levada em consideração nas tomadas dedecisão de governo e também onde os cidadãos são considerados como iguais perante o governo.
Para Dahl, a principal característica da democracia, é ser inteiramente ou quase inteiramente responsivaaos seus cidadãos, ou seja, que responda as expectativas e necessidades destes.
Para que um governo seja responsivo, para o autor, os cidadãos também devem possuir oportunidades, de formulação de suaspreferências, de expressa-las, ao governo e ao povo e ainda de tê-las consideradas em nível de igualdade pelo governo.
Dentro das três necessidades citadas anteriormente Dahl, propõe a garantia deoutros oito itens os quais a sociedade deve oferecer, para a efetivação de uma democracia ideal, voltada para um grande número de pessoas.
Na defesa da oportunidade de formular preferências, sãonecessárias as seguintes garantias de acordo com o autor: liberdade de formar e aderir a organizações; liberdade de expressão; direito de voto; direito de lideres políticos disputarem apoio; e fontesalternativas de informação.
Dentro da oportunidade de expremir preferências estão inseridas outras sete necessidades, que segundo o autor dizem respeito à liberdade de adesão às organizações;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Regime Democrático
  • Características do Estado Democrático de Direito
  • REGIME DEMOCRATICO E DITATORIAL (DITADURA E TOTALITARISMO)
  • Características do Regime Militar
  • CARACTERÍSTICAS DO A. REGIME E DA SOCIEDADE RENASCENTISTA
  • Características do Regime Totalitário
  • COMBATE CONTEMPORÂNEO DOS RESQUÍCIOS DE REGIMES OPRESSORES.
  • Regime disciplinar diferenciado: características e peculiaridades.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!