Dissertação de Latim

Páginas: 6 (1324 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
Unir – Universidade Federal de Rondônia – Campus Cacoal
1º. Perído de Dereito




Alexandre José Kluska





Dissertação de Latim
História e Influência do Latim no Direito Brasileiro












Cacoal, 01 de agosto de 2013.
UNIR - Universidade Federal de Rondônia - Campus Cacoal
1º. Período de Direito

Alexandre José Kluska


Dissertação de Latim
História eInfluência do Latim no Direito Brasileiro






Trabalho de dissertação de latim, exigido como complemento avaliativo da Disciplina de Português Instrumental, da Prof. Sônia Mara Nita.







Cacoal, 01 de agosto de 2013


1 - Influência do Latim no Âmbito Jurídico Brasileiro.
A tradição dos usos latinos no Direito é uma de suas características constitutivas e ritualísticas. Oambiente em que ele se constitui, o malhete ou a toga, juntamente com o uso das expressões latinas são alguns dos elementos característicos desse processo de construção da tradição no Direito.
O uso das expressões latinas serve entre outras coisas para demonstrar erudição e conhecimento acerca do tema num sentido histórico, dessa forma confere ao Direito uma característica que lhe é própria,quanto a tomada de decisões que precisam ser levadas ao conhecimento de algum órgão colegiado, ou para desenvolver o espírito de análise.
Consideremos então que a tradução de expressões latinas (os brocardos) para a Língua Portuguesa compromete todo um processo histórico de referências e contextualizações que lhes definem como um campo semântico rico de significações.
O latim está, nessecontexto, justamente para explicar situações e princípios que acontecem no Direito, e garantir a veracidade e invariabilidade, permitindo que o operador de Direito aprofunde seus estudos e pesquisas numa fonte sólida, rica e eficaz de conhecimentos que terá sempre o mesmo significado.
A importância do latim é, pois, no Direito atual, sua rica fonte histórica que permite fazer com que a justiça hodiernanão perca suas raízes tradicionais linguísticas no gene da ciência jurídica, isto é, o Direito Romano da Antiguidade.
Portanto, para que haja sempre o entendimento dos princípios jurídicos e uma perfeita comunicação, tanto escrita, como verbal, é fundamental esmerar-se constantemente nos estudos do idioma português e no latim, pois todos que apresentarem uma afinidade com o Direito tornar-se-á aptoa operar com inúmeros termos, conjuntos de procedimentos e palavras jurídicos.







2 - Contexto Histórico
Os primeiros escritos em latim datam do século VII a.C. e foram encontrados na região no Lácio, no centro da Itália. O idioma foi difundido por todo o Império Romano, durante a conquista, chegando a ser a língua mais falada na Europa antiga. Os povos conquistados eram obrigados aaprender e falar o latim e tal latim falado pelo povo não era o mesmo falado em Roma. 
 O latim é um idioma original da região itálica do Lácio que ganhou grande importância por ser o idioma oficial do antigo Império Romano, ele deu origem a um grande número de línguas européias, denominadas românicas, ou neolatinas, como o português, o espanhol, o francês, o italiano, o romeno, o galego, ooccitano, o rético, o catalão e o dalmático – este, já extinto.
Durante séculos depois da Queda do Império Romano, o latim continuou a ser utilizado em toda a Europa como língua culta, por exemplo, durante muito tempo foi o idioma oficial na Cidade do Vaticano.
Nosso ordenamento jurídico tem sua base no Direito Romano da antiguidade manifestando uma grande dependência linguística, que foifortemente influenciado também pelo Direito Português, trazidos para o Brasil por meio das ordenações, ou seja, o Direito que chegou no Brasil teve forte influência do Direito Canônico, onde o Estado brasileiro apresentou estreitas relações entre os poderes constituídos e a Igreja Católica, desde o descobrimento e a colonização, no século XVI, até a Proclamação da República, no final do século XIX....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dissertação sobre latim
  • Dissertação sobre Latim
  • Latim
  • LATIM
  • latim
  • Latim
  • latim
  • Latim

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!