Dissecação personalidade psíquica

Páginas: 2 (342 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2012
Dissertação
Dissecação da personalidade psíquica


Freud começa o capítulo primeiro explicando de onde derivou as origens de sua teoria, rememorando suas bases médicas e como seu pensamento foiengendrado a partir da análise de sintomas de pacientes com histeria.

Doravante, Freud formula a concepção de que o eu é dividido em dois, personificações que coexistem em um mesmo sujeito,representando, o primeiro, desejos e impulsos, “EGO”, e o segundo aquilo que regula, julga e restringe moralmente o primeiro, “SUPEREGO”.

As limitações impostas ao Ego pelo Superego são definidas porFreud como Recalque, isto é, supressão de impulsos considerados como não aceitáveis. Assim, considerando as posições antagônicas dos EU’s, Freud fixa a ideia de que há uma parte de nós que nãoreconhecemos como nossa, comparando por analogia com patologias de defesa, em que o próprio corpo defende-se contra parte de sí mesmo.
Este constante duelo entre os dois é pensado pelo autor como àpersonalidade do sujeito, em outras palavras, o conflito de instâncias onde se medem forças, interesses e modos de funcionamento.
Freud explica que o superego nada mais é do que o processo em que trazemos paranós características de figuras paternas, que nos impuseram limites ao ponto de identificaremn-se com nosso superego. Tal processo contribui para a formação da personalidade.
Ainda no conflito entreego e superego, freud explana que o ideal do “ego” é aquilo que construímos como perfeita para nós mesmos, por seu turno, o ideal do superego resta em julgar – criticar -o ideal do eu com o próprioeu.

Explicando o funcionamento do superego e ego, freud formula a idéia de que o eu divide-se em consciente e inconsciente, explicando, ainda, a existência do ID (inconsciente), que representa umaparte obscura da personalidade, obedecendo somente o princípio do prazer, não importanto com obstáculos para liberar a tensão.
Freud explica que os impulsos derivados do ID são ainda reprimidos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A dissecção da personalidade psíquica-Resenha
  • Direitos da Personalidade Psiquica
  • Resumo sobre a Dissecção da Personalidade Psíquica
  • DIREITO DA PERSONALIDADE
  • Dissecação
  • DISSECAÇÃO DE MINHOCAS
  • Relatório de dissecação
  • Dissecação de um coração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!