Dissecação de Peixes - Relatório

Páginas: 9 (2230 palavras) Publicado: 16 de março de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LICENCIATURA


CHARLIANE FERINO DE MENEZES
FERNANDA DANIEL CAVALCANTE
FRANKLIN HERIK SOARES DE MATOS LOURENÇO
ROSANA BEZERRA DOS SANTOS
NATHALIA LAYANNE DE SOUSA BRITO
SOLANGE GONÇALVES DOS SANTOS
DOUGLAS BATISTARELATÓRIO DE AULA PRÁTICA









CAJAZEIRAS – PB
2013
CHARLIANE FERINO DE MENEZES
FERNANDA DANIEL CAVALCANTE
FRANKLIN HERIK SOARES DE MATOS LOURENÇO
ROSANA BEZERRA DOS SANTOS
NATHALIA LAYANNE DE SOUSA BRITO
SOLANGE GONÇALVES DOS SANTOS
DOUGLAS BATISTA



RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA














CAJAZEIRAS – PB
2012

Introdução

A zona entre-marés (ouintersticial) é uma área restrita de transição, onde os limites do mar e da terra se confundem ao ritmo das marés. Nela habitam algumas comunidades de animais e plantas muito produtivas e bem adaptadas às condições ambientais extremas, constituídas por consideráveis gradientes físicos, químicos e biológicos. Animais e plantas são obrigados a suportar, no mesmo dia, as condições de inundação porágua salgada e sobreviver à castigadora exposição solar. Por esse motivo, os organismos da zona intersticial desenvolveram extraordinários mecanismos de adaptação: na maré baixa, alguns animais fecham-se de modo a manter a umidade no seu interior, como é o caso das anêmonas, das lapas e dos mexilhões; outros animais muda-se para locais mais abrigados, como poças, e algumas algas estão preparadaspara perder água dos seus tecidos. De forma a suportarem a força violenta das ondas na maré-alta, os percebes, os mexilhões e algumas algas desenvolveram sistemas de fixação muito resistentes.
Os ambientes recifais são muito importantes, por fornecerem bens e serviços a nações tropicais e subtropicais. Por se tratarem de ecossistemas abertos, frágeis e complexos, sua estrutura, funcionamento,biodiversidade e resiliência são dependentes de inter-relações dinâmicas entre as espécies. No entanto, o nível atual de utilização dos ambientes no mundo vem interferindo de maneira predatória nos processos ecológicos dos mesmos, sendo assim de grande importância progressões trabalhos que visem o monitoramento, sensibilização das comunidades que utilizam os mesmos, evitando o progresso dos organismosdestes ecossistemas. Um levantamento da biodiversidade dos cnidários auxilia na caracterização dos ambientes costeiros e oceânicos. Os zoantídeos, os corais e os demais cnidários, por sua vez, estão entre os principais organismos estruturadores de comunidades bentônicas de substrato consolidado, tanto de regiões entre marés de plataformas de recifes, bem como em costões rochosos, no infralitoral,em regiões tropicais e temperadas.





Objetivos


Conhecer o ambiente onde os animais vivem;
Classificar cada espécie encontrada;
Coletar amostras para estudos, a fim de identificar as estruturas dos animais;
Observar o comportamento dos animais em seu habitat.











































Metodologia

A ponta do CaboBranco, João Pessoa, Paraíba, caracteriza-se pela grande quantidade de rochas areníticas, ferruginosas ou não, que se estendem do litoral até centenas de metros mar adentro. Pela ação das ondas, essas rochas são erodidas e fragmentadas, resultando em um acumulo de pedras em vários pontos da praia, que, juntamente com algas calcarias, delimitam poças de maré. A zona entre - marés, situadas entre aslinhas de preamar e baixa-mar, separam-se aproximadamente duas vezes ao dia do mar aberto, durante a baixa-mar. A água remanescente pode formar poças de maré, que durante preamar, religam-se ao mar e tornam-se sujeitas a ação das ondas e da turbulência. As poças de maré constituem-se em habitat especifico para numerosas espécies, de peixes, moluscos e artrópodes, também servindo como criadouro de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dissecação dos peixes
  • Dissecação de peixe
  • Relatório de dissecação
  • Dissecação de peixe ósseo
  • dissecaçao de peixe osseo e cartilaginoso
  • Dissecacão de peixe osseo
  • Peixes: Dissecação do Mapará (Hypophthalmus marginatus)
  • RELATORIO PEIXE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!