Dissecação de peixe ósseo

Páginas: 5 (1017 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2013
RELATÓRIO DA PRÁTICA I DE DEUTEROSTOMADOS
DISSECAÇÃO DE PEIXE ÓSSEO


DISSECAÇÃO DE PEIXE ÓSSEO – CLASSE OSTEICHTYES
1) INTRODUÇÃO

A classe Osteichthyes é formada por peixes que possuem um esqueleto formado por ossos. Possuem uma pele com muitas glândulas produtoras de muco, com escamas de origem mesodérmica, nadadeiras, boca na posição terminal e com dentes, bolsas olfativasdorsais, olhos grandes e sem pálpebras, muitas vértebras, coração com duas câmaras, respiração branquial ou pulmonar, excreção feita por rins mesonéfricos que excretam amônia, ectotérmicos e dióicos com fecundação externa. Sendo suas funções vitais totalmente dependentes de água.
É importante ressaltar que existem duas grandes subclasses dentro dos Osteichthyes: Actinopterygii (que são peixes ósseos comnadadeiras raiadas) e Sarcopterygii ( que são peixes ósseos com nadadeiras carnosas). Sendo que os actinopterígios possuem um grande valor econômico, pois são utilizados na alimentação humana e os sarcopterígios possuem importância evolutiva.
2) OBJETIVO
Caracterizar e definir os principais órgãos externos e internos de um peixe ósseo, no caso desta prática, foi utilizado uma corvina(Micropogonias furnieri).

3) MATERIAIS
- Peixe ósseo: Corvina (Micropogonias furnieri); 
- Bandeja de dissecação; 
- Bisturi; 
- Pinça;
-Tesoura;
- Luva de látex. 
4) MÉTODOS
A prática foi realizada no polo do CEDERJ/VR, na cidade de Volta Redonda – RJ, na data de 03/09/2013. Foram utilizados vídeos para demonstrar a dissecação da corvina. Com o auxílio do bisturi, foi feito um corte superficialao longo da barriga, iniciando-se logo à frente do ânus e finalizando logo adiante das nadadeiras pélvicas. Com o peixe deitado de lado na bandeja de dissecação fizeram-se cortes, sequentes ao corte feito anteriormente em sua barriga, de modo a remover sua parte lateral. De modo que a espécie foi visualizada externa e internamente.

Figura 1 -corte da cavidade abdominal do peixe.




5) RESULTADOS
Da análise da morfologia externa, foi possível visualizar que o corpo é divido em três partes: cabeça, tronco e cauda. Observou-se que o corpo da corvina é fusiforme, comprimido lateralmente. Seu corpo é coberto de escamas do tipo cicloide, possui boca com maxilar bem aparente devido aos hábitos alimentares bentônicos, possui par denarinas (sendo uma exalante e uma inalante). De cada lado da cabeça, existem placas ósseas laminares, que constituem o aparelho opercular, destinado a proteger a câmera branquial. O opérculo, articulado com o crânio, está livre nas margens inferior e posterior, originando uma longa abertura (fenda opercular) para a saída da água que banha as guelras na função respiratória. É possível visualizar quatrobrânquias, onde cada uma delas é constituída por três estruturas: os rastros, o arco branquial e os filamentos branquiais. As estruturas locomotoras deste peixe são constituídas por nadadeiras ímpares e nadadeiras pares. As impares são uma dorsal (1ª e 2ª), unilobulada, uma caudal, muito forte e desenvolvida, porém sem bifurcação, uma anal, na região ventral, logo atrás da papilaanogenito-urinária. As pares são as peitorais, localizadas próximas ao ventre atrás da cabeça e as pélvicas, pouco afastadas posteriormente. Onde vale resaltar que as nadadeiras são flexíveis e sustentadas por raios moles calcificados, porém a primeira nadadeira dorsal apresenta raios duros.

Figura 2 Morfologia externa de um peixe ósseo
Já da análise da morfologia interna pode-se visualizar:A bexiga natatória (cor esbranquiçada) bem desenvolvida com aspecto emborrachado.
Os pares de gônadas, sendo que em caso de machos elas são brancas e quando fêmeas são avermelhadas. No peixe do vídeo se tratava de um exemplar macho.
O estômago que possui forma de “J”, sendo amarronzado. Que é dividido em três regiões a cárdica, a fúndica e a pilórica.
O intestino que possui estrutura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • dissecaçao de peixe osseo e cartilaginoso
  • Dissecacão de peixe osseo
  • Dissecação dos peixes
  • Dissecação de peixe
  • peixe osseo
  • Peixes osseos
  • PEIXE ÓSSEO
  • Peixe osseo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!