Disputa Societ Ria Entre Os Grupos Odebrecht X Gradin

773 palavras 4 páginas
Disputa societária entre os Grupos Odebrecht x Gradin
Avaliar o caso Odebrecht x Gradin não é uma tarefa fácil, é necessário deixar a emoção de lado e pensar racionalmente analisando as duas partes desta disputa societária, que hoje se apresenta como a maior e mais acirrada do Brasil.
Para tanto, o tempo cronológico dos fatos devem ser avaliados e considerados. A união dos Gradin e Odebrecht ocorreu em 1974, quando a convite do Sr. Norberto, o Sr. Victor Gradin, passou a fazer parte de sua empresa no ramo da construção civil, com atuação apenas no mercado nacional. Deram início, portanto a um forte laço de amizade, onde o Sr. Victor se tornara o homem de maior confiança do Sr. Norberto, e como consequência desta parceria os negócios se fortaleceram, por décadas seguintes.
A partir de 1979, coincidentemente ou não, a empresa começa a diversificação dos negócios, principalmente no ramo petroquímico e os primeiros contratos internacionais começam a ser assinados, concomitantemente o Sr. Victor Gradin adquiriu 10% das acções da Odebrecht, tornando-se o maior acionista individual da companhia. Os laços fortes de amizades eram evidenciados pela interação entre as duas famílias, bem como a convivência contínua entre filhos e netos de ambos.
Em 1991, quando a Odebrecht tornou-se uma empresa com ações negociadas em bolsa, os sócios da empresa viraram acionistas e foi constituída a Odbiving. Com isso a família Gradin passou a deter 20,6% (Representada pelo Graal Participações) e os Odebrecht somaram 62% (representada pela Kieppe Participações).
Avançando sobre o processo de sucessão, em 1998 o Sr. Norberto Odebrecht retira-se do negócio e concentra-se na Presidência da Fundação Odebreth, passando a presidência para o Sr. Emílio Odebrecht, em 2002 a Presidência é repassada ao Sr. Pedro Novis e em 2008 transferida para o Sr. Marcelo Odebrecht, filho Do Sr. Emílio Odebrecht.
O fato é que ao longo de 4 décadas os Negócios da Família Odebrecht, contaram com a participação

Relacionados