Dispositivos Móveis

Páginas: 8 (1838 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
INTRODUÇÃO

O que é mobilidade?

Segundo Reza B'Far (2005) ”Sistemas Computacionais Móveis são sistemas computacionais que podem facilmente ser movidos fisicamente ou cujas capacidades podem ser utilizadas enquanto eles estão sendo movidos”. Logo os dispositivos móveis têm características especiais assim como disponibilizam uma serie de recursos que um sistema comum não tem, como porexemplo:
* Monitoração do nível de energia e prevenção de perda de dados em caso de quebra da mesma;
* Armazenamento de dados local e/ou remoto, através de conexões com ou sem fio;
* Sincronização de dados com outros sistemas;
* Outros...
Atualmente, consideramos sistemas móveis os sistemas que são desenvolvidos para serem executados em palmtops, celulares, tablet pcs e similares. Pela definiçãoacima, os notebooks também são considerados como plataformas para sistemas móveis, porém o seu estilo de uso não é exatamente o mesmo dos dispositivos mencionados anteriormente (já que exige parar em algum lugar, abrir o notebook, esperar , carregar,…).

Vantagens da mobilidade

A vantagem mais trivial da mobilidade é, logicamente, a possibilidade de se aceder aos dados em qualquer lugar e aqualquer momento. Mas as vantagens não param por aí. Com sistemas móveis bem planeados, é possível:
* Reduzir custos de entrada/processamento de dados, já que, em vez de escrever em papel (que teria que ser re-digitado), escrevemos num formato digital, podendo ser transmitido para outros dispositivos ou sistemas;
* Otimizar o tempo, já que teremos um sistema ao lado que dará informações precisas deforma imediata. Além disso,o sistema poderá enviar e receber informações remotamente,dispensando sua deslocação para outros locais para receber tais dados;
* Aumentar o faturamento, porque com uma maior gama de informações disponíveis nos momentos de negociação, seremos mais eficientes e teremos melhores resultados.
* Comunicações mais fáceis e mais acessíveis.
Não seria possível enumerartodas as vantagens de se utilizar sistemas móveis no dia-a-dia de uma pessoa ou empresa. Além disso, cada tipo de solução oferece conjuntos de vantagens diferentes. Mas esta lista demonstra algumas vantagens “gerais”, e que dão uma boa noção do que se ganha com a mobilidade.

História dos dispositivos móveis

Dentro do conceito de dispositivos móveis que discutimos anteriormente, podemosconsiderar que a computação móvel começou em meados de 1992, com a introdução no mercado de um handheld chamado Newton, pela Apple. O Newton chegou ao mercado com ecrã sensível ao toque, 1MB de memória total, e capacidade de transmissão de dados de 38.5kbps. Este modelo não teve muita repercussão, mas é considerado o início dos dispositivos móveis. Em 1996, a U.S. Robotics lançou o (Palm) Pilot 1000 e5000, dispositivos que tiveram uma grande aceitação no mercado e lançaram as bases de toda uma plataforma de “Palms” que chegaram a atingir 80% do mercado mundial e existem até hoje.

Exemplos de dispositivos móveis:
Walkie Talkie
O Walkie Talkie foi desenvolvido durante a segunda guerra para fins militares, mas não demorou muito para que ele chegasse também aos consumidores civis. Como ocorrecom muitos aparelhos eletrônicos, mais tarde acabou virando brinquedo nas mãos das crianças, que se divertiam conversando "chiados" a incríveis 15 metros de distância, e trocando até códigos em morse! Apesar de ainda serem utilizados hoje em dia, os Walkie Talkies de brinquedo das décadas de 80/90 certamente garantiram a alegria de muitas crianças. Hoje em dia continua sendo utilizado principalmentena área de segurança.
Pager
Nos anos 70, surgiu um aparelhinho muito útil para médicos e outros profissionais que precisavam de uma forma de comunicação portátil e 100% presente: eram os bips. Eles tinha esse nome pois apenas emitiam um alerta e o usuário devia ligar para uma central de telemensagem para checar os recados.
Com a evolução natural dos aparelhos, eles passaram a receber mais do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dispositivos Móveis
  • Dispositivos moveis
  • Dispositivos móveis
  • Dispositivos Moveis
  • Dispositivos Moveis
  • Dispositivos moveis
  • dispositivos moveis
  • Dispositivos móveis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!