Dispositivos de protecçao e comando

Páginas: 8 (1974 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
Dispositivos de proteção e comando





[pic]













Índice









3. Introdução

4. Fusíveis

5. Disjuntores

6. Disjuntores térmicos

7. Disjuntores magnéticos

8. Disjuntores termomagnéticos

9. Disjuntores de alta tensão

10. Disjuntores diferenciais

12. Estabilizadores

14. Conclusão

















IntroduçãoUm circuito elétrico é a ligação de elementos elétricos, como por exemplo, resistores, indutores, capacitores, diodos, linhas de transmissão, fontes de tensão, fontes de corrente e interruptores, de modo a que formem perlo menos um caminho fechado para a corrente elétrica.
Todos os circuitos deverão ser protegidos, a fim de garantir a integridade física das pessoas, das instalações edos equipamentos. Para isso, existem diversos dispositivos e equipamentos que podem ser utilizados, tais como fusíveis, disjuntores e estabilizadores.  











[pic]



Fusíveis



Os fusíveis  são dispositivos de segurança de um circuito elétrico e utilizam o seguinte princípio: quando uma corrente elétrica se desloca por um condutor, há ocorrência do fenômeno deJoule, no qual o condutor aquece progressivamente conforme o aumento da intensidade da corrente. O fusível é constituído de um invólucro isolante oco com dois contactos metálicos, um em cada extremidade do isolante, havendo no interior deste elemento um fio condutor ligando os dois contactos metálicos evitando curtos-circuitos. Esses curtos-circuitos podem causar incêndios, explosões ou danos aalguns equipamentos do circuito, os fusíveis são bastante usados, por exemplo, nos eletrodomésticos.

Ao adquirir qualquer fusível é indispensável observar os seguintes itens:

Tensão nominal  – É o valor da tensão, à qual o fusível poderá ser submetido sem comprometer o dispositivo e o circuito.

Corrente nominal  – É o valor da intensidade da corrente, à qual o fusível poderá sersubmetido, sem que haja a interrupção do circuito (fusão do filamento condutor).  

Funcionamento:

Toda a corrente elétrica a ser consumida pelo equipamento passa primeiro através do fusível. Com isso, se a intensidade da mesma, sofrer um aumento, gerando então uma sobre corrente, o filamento do fusível começa a aquecer, devido ao efeito Joule, até que entre no estado de fusão (derrete),causando a abertura do fusível, evitando que essa sobre corrente entre no equipamento a ponto de danificá-lo. Mas, se a sobre corrente for muito alta, o filamento do fusível funde-se, mas surge dentro do fusível um arco elétrico, isto é, a corrente “salta” de um dos polos para o outro, através do ar, que nesse caso não foi suficiente para isolar os polos, ocorrendo uma rotura dielétrica (isolanteelétrico que, sob a atuação de um campo elétrico exterior acima do limite de sua rigidez dielétrica, permite o fluxo da corrente elétrica).

Disjuntores



Disjuntores são dispositivos que, externamente, parecem-se com os interruptores, mas, internamente, possuem um mecanismo que interrompe o circuito, em função do aquecimento de um elemento térmico gerado pela intensidade da correnteelétrica que o está a atravessar. O disjuntor tem a mesma finalidade e princípio de funcionamento do fusível, mas apresenta uma grande vantagem que é a de não ser descartável após atuar numa sobre corrente. Quando o circuito é interrompido, automaticamente a alavanca de comando desloca-se para a posição de desligado, permitindo que após o reparo da falha elétrica o mesmo possa ser reativado, levandoassim a alavanca de volta à posição de ligado.   



Características:

Ao adquirir qualquer disjuntor, é indispensável observar os seguintes itens:  

Tensão nominal  – É o valor da tensão ao qual o disjuntor poderá ser submetido sem comprometer o dispositivo e o circuito (deverá ter a mesma tensão disponível no circuito).  

Corrente nominal  – É o valor da intensidade da corrente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dispositivo de comando
  • Dispositivos de comando
  • Dispositivos de Protecção ao Choque Hidráulico
  • dispositivo de proteção e comando
  • 05 DISPOSITIVOS DE COMANDO
  • DISPOSITIVOS DE COMANDO
  • Comandos Elétricos Dispositivos de proteção
  • DISPOSITIVOS UTILIZADOS EM CIRCUITOS DE COMANDOS ELÉTRICOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!