Dispositivos clínicos no tratamento das dependênias químicas

615 palavras 3 páginas
A partir da visão de que dispositivo refere-se a um agrupamento de práticas, em meio a vários contextos, é possível o apoderamento de dispositivos como medida socioeducativa. Gondar (2001) reflete sobre uma modalidade de intervenção clínica eficaz com pacientes compulsivos, implicando algumas condições: “o esvaziamento do imperativo superegóico, fonte propiciadora de seus sintomas; a constituição de uma esfera imaginária e fantasística; e, o mais importante, a assunção da dimensão desejante, comumente esmagada pelo supereu cruel” (p. 32).
Tratar da eficácia de dispositivos clínicos em meio a dependentes de substâncias psicoativas é inserir-se no âmbito dos prazeres e lidar com formas diferenciadas de padecimento. Dessa forma Gondar (2001) acredita que neste momento “o campo transferencial seria convocado para propiciar um traçado de consistência aos lampejos de desejo, aqueles que o supereu não foi capaz de submeter de todo”, além disto, é nesta conjuntura que as pequenas manifestações desejantes têm a possibilidade de expressão e de articulação, um reconhecimento e uma legitimidade.
Ao tratarmos de sujeito, a particularidade entra em questão, isto não muda quando ‘discutimos’ a respeito de usuários de substâncias psicoativas, a atuação neste campo requer uma visão socioeducativa e uma intervenção muito particular. Gondar (2001) acredita tratar-se de formas de padecimento, como já referenciado, que podem ser consideradas patologias do ato, tanto na sua vertente de inibição quanto na de realização.
Entre tantos desafios encontrados ao lidar com esses pacientes, a relação que eles estabelecem com seus sintomas é um deles, tornando-os de difícil acesso às interpretações, mas Gondar (2001) afirma que esse sintoma fala e acaba por representar o sujeito, além de revelar algo sobre o seu desejo. Este desafio, de certo modo, destaca a ‘atuação’ dos dispositivos clínicos neste campo, nesse sentido torna-se importante a abrangência de diversos dispositivos e o cuidado ao

Relacionados