Dispositivo de comunicação alternativa para pessoas com paralisia cerebral.

Páginas: 10 (2380 palavras) Publicado: 16 de maio de 2012
Dispositivo de Comunicação Alternativa para Pessoas com Paralisia Cerebral.

Resumo

Este artigo propõe o desenvolvimento de um equipamento de comunicação alternativa para pessoas com distúrbios neuropsicomotor, que as impossibilitam de se comunicar com outras pessoas. O sistema proposto se adapta através de uma interface eletrônica, que utiliza os mínimos movimentos controladosexistentes em uma pessoa com paralisia cerebral. A interface eletrônica permitirá que essas pessoas se comuniquem de forma clara e objetiva, apenas captando os sinais vindos dos músculos controlados e nos casos de uma grave degeneração neural onde a pessoa não se mexe é possível captar os sinais dos músculos responsáveis pelo piscar dos olhos chamados “músculos orbicular dos olhos”. Os sinais capturadossão transformados em comunicação (texto) através de um computador. A interface captará os sinais Eletromiográficos dos músculos orbicular dos olhos responsáveis pelo piscar ou um musculo que a pessoa tenha um controle sobre ele e os enviam para o dispositivo de comunicação alternativa, que processa os sinais através de um microcontrolador e permite à escrita das necessidades e os desejos dopaciente na tela do computador.

Palavras-chave – EMG, Comunicação Alternativa, Microcontrolador, Interface.

Introdução

Pessoas com distúrbios neuropsicomotor como, Paralisia Cerebral, Traumatismo Crânio-encefálico, Síndromes Genéticas, entre outras tem uma dificuldade enorme de se comunicar com as pessoas devido ao seu problema de comprometimento motor grave, mas com o desenvolvimentocognitivo normal. (QUEVEDO; OLIVEIRA; MANTOAN – 1999).
Essas pessoas apesar de terem um potencial cognitivo normal e de compreender a linguagem oral, podem encontrar dificuldades na linguagem expressiva, pois as mesmas estão envolvidas com os músculos do aparelho fonatório causando assim uma dificuldade na comunicação dos sentimentos, desejos ou opiniões (QUEVEDO; OLIVEIRA; MANTOAN – 1999). Oequipamento proposto será constituído de um microcontrolador da família Atmel - AVR (SCHUNK, Leonardo; LUPPI, Aldo, 2006), que ira processar os sinais captados por um conjunto de interfaces adaptadas em uma pessoa que possua paralisia cerebral, essas interfaces, dependendo do caso do paciente, serão compostas por sensores de aproximação, chaves ou amplificadores de EMG (Eletromiografia) paracaptar sinais musculares dos membros para acionamento da interface e EMG Ocular (Eletromiografia) para captar os sinais elétricos do piscar de olhos da pessoa. O uso de um computador será necessário para o desenvolvimento do software editor de texto para a escrita. O mesmo será desenvolvido em linguagem de programação Visual Basic Express. (Souza, A.V - 2010).


Objetivos

O objetivo geraldeste artigo será desenvolver um protótipo de um dispositivo para comunicação alternativa para pessoas com distúrbios neuropsicomotor grave.


Os objetivos específicos são:
• Desenvolver um circuito com microcontroladolador AVR para processamento dos sinais vindos das interfaces, captados no musculo em condições boas;
• Desenvolver uma interface de EMG ocular para captação dossinais musculares responsáveis pelo piscar dos olhos.
• Projeto de um circuito de sensor transistorizado de proximidade com o uso de luz infravermelho para acionamento da interface por aproximação para ser usada nas articulações do paciente.
• Desenvolvimento de um software específico (Firmware) com a ferramenta de desenvolvimento BASCOMAVR (MCSElectronics - 2011), para que omicrocontrolador AVR possa se comunicar com um PC via comunicação serial (Souza, A.V – 2011);
• Desenvolver um editor de texto em Visual Basic da Microsoft, para que o paciente possa ver e ler tudo aquilo que ele escreva na tela do computador com o dispositivo de comunicação alternativa.

Metodologia

Um estudo sobre a comunicação alternativa e sinais Eletromiográficos serão necessários para o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A INCLUS O DE PESSOAS COM PARALISIA CEREBRAL
  • Paralisia Cerebral
  • paralisia cerebral
  • Paralisia cerebral
  • Paralisia cerebral
  • Paralisia cerebral
  • Paralisia cerebral
  • Paralisia Cerebral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!