Disposição final de resíduos sólidos urbanos e suas conseqüências ao meio ambiente.

Páginas: 5 (1054 palavras) Publicado: 11 de maio de 2012
DISPOSIÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E SUAS CONSEQÜÊNCIAS AO MEIO AMBIENTE.

































2010
















DISPOSIÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E SUAS CONSEQÜÊNCIAS AO MEIO AMBIENTE.













































































Resíduos sólidos são definidos como o conjunto de produtos nãoaproveitados nas atividades humanas (domésticas, comerciais, industriais e de serviços) e aqueles gerados nas operações de varrição urbana, como folhas, galhos, terra, areia, que são retirados de ruas e logradouros públicos. Também podemos definir lixo como os restos das atividades humanas, considerados pelos geradores como inúteis, indesejáveis ou descartáveis.

A intensificação das atividadeshumanas nas cidades tem gerado um acelerado aumento na produção de resíduos sólidos, que constituem um grande problema para a administração pública.

Quando os resíduos sólidos não tratados adequadamente são dispostos sem as devidas precauções em lixões a céu aberto ou até em cursos d’água, há o perigo de contaminação de mananciais de água potável, sejam superficiais ou subterrâneos e adisseminação de doenças por intermédio de vetores que se multiplicam nos locais de disposição de papel, garrafas e restos de alimentos, que criam um ambiente propício para a sua proliferação

O aumento excessivo da quantidade de lixo se deve ao aumento do poder aquisitivo e pelo perfil de consumo de uma população. Além disso, quanto mais produtos industrializados, mais lixo éproduzido, como embalagens, garrafas, etc.  

No município de Mato Verde, por exemplo, localizada no norte de Minas, onde o clima predominante é o semi-árido tipo estepe, com chuvas no verão e IDH de 0, 67, de população 12685 habitantes, da qual 29,1% concentram na zona rural do município e 70,9% na parte urbana, são produzidas por dia 10 toneladas de lixo, apesar de na cidade não existirindústria de reciclagem, estima-se que 60% dos resíduos são recicláveis e 40% são resíduos orgânicos, isso devido a um estudo realizado no município pela FEAM (Fundação Estadual do Meio Ambiente).

Hoje em dia produzimos lixo domiciliar, comercial, serviços de saúde e hospitalar, agrícolas, feiras livres, terminais rodoviários e entulhos, entre vários outros.

O lixo domiciliar é resíduos gerados nodia-a-dia nas residências, constituídos por restos de alimentos tais como: cascas de frutas, verduras, etc, garrafas, embalagens em geral, e uma grande diversidade de outros itens.

O lixo comercial é originado por diversos estabelecimentos comerciais tais como, supermercados, estabelecimentos bancários, lojas existentes na cidade toda, o lixo destes estabelecimentos é constituídosprincipalmente por papéis, plásticos e embalagem diversas.

Já o lixo público, são aqueles originados dos serviços de limpezas públicos, incluindo os resíduos de varrição das vias públicas e de feiras livres, constituídos por restos de vegetais diversos entre outros, também os restos de podas de árvores.

O lixo de serviço de saúde e hospitalar se constitui por resíduos como agulhas, seringas, gases,bandagens, algodões, sangue coagulados, luvas descartáveis, remédios vencidos, filmes fotográficos de raios-X, etc, porém, muitas das vezes resíduos infectantes entram no mesmo tratamento do lixo domiciliar, isso porque muitas pessoas se auto medica de enfermidades nas suas próprias residências, e como na cidade não tem coleta seletiva entram em processos comuns.

O lixo municipal vem do terminalrodoviário que constitui basicamente de material de higiene, asseios pessoais e até mesmo restos de alimentos.

O lixo agrícola são resíduos originados das atividades agrícolas e pecuária, composto basicamente de defensivos agrícolas, restos de colheitas, de embalagens de adubos etc.

O entulho é resíduo da construção civil, que são demolições e restos de obras inacabadas etc.

Esse lixo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aspectos de sustentabilidade na disposição final de resíduos sólidos urbanos
  • Disposição final dos resíduos sólidos
  • Residuos Solidos e Meio Ambiente
  • O meio ambiente e os residuos solidos
  • Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Meio Ambiente
  • Gerenciamento de residuos sólidos e meio ambiente
  • Meio ambiente: Descarte de resíduos sólidos.
  • Seleção de locais adequados para disposição final de resíduos sólidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!