Dismorfofobia

Páginas: 2 (378 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
Transtorno Dismórfico Corporal e Transtorno Obsessivo Compulsivo

A pessoa com TDC, também chamado Dismorfofobia, tem pensamentos obsessivos a respeito de seus falsos defeitos. São ideias denatureza obsessiva. Pode haver também um comportamento compulsivo com rituais, como olhar-se no espelho constantemente ou ficar verificando partes do corpo que são indesejáveis para a pessoa, e taiscompulsões podem consumir horas do dia. O TDC tem características muito semelhantes ao transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e muitos autores colocam o TDC dentro do transtorno do espectro obsessivocompulsivo.

O TOC é caracterizado por obsessões e compulsões. As obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes intrusivas e desagradáveis. As compulsões são comportamentos ou atos mentais(compulsões mentais) repetitivas que o indivíduo se sente obrigado a realizar voluntariamente para diminuir a ansiedade ou prevenir algum evento determinado como, por exemplo, uma doença, alguma desgraçaou a morte de si mesmo ou de alguém próximo. Quem tem TOC pode ter prejuízo da crítica em relação às obsessões. Por vezes, o indivíduo tem noção do quanto é ridículo aquele pensamento, mas não conseguetirá-lo da mente e sente-se obrigado a realizar a compulsão para aliviar-se.

No TDC, o prejuízo da crítica é maior. A ideia obsessiva a respeito de seu corpo é supervalorizada. Existe enormecredibilidade por parte da pessoa, mesmo frente a fatos concretos que vão contra suas falsas convicções. Quem tem TDC e TOC pode ter outras obsessões além dos pensamentos a respeito de seu corpo. Podemocorrer obsessões a respeito de religião, sexo, agressividade, simetria, contaminação, doenças e compulsões para aliviar ou acabar com a obsessão.

As compulsões consomem muito tempo dessas pessoas e,por vezes, horas. Chegam atrasadas a compromissos, levando a um prejuízo escolar, profissional, social e nas relações afetivas. As compulsões tiram a concentração de tarefas importantes, como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!