Dislipidemi1

3627 palavras 15 páginas
Dislipidemia
Introdução
A dislipidemia constitui um fator de risco modificável para a doença cardiovascular, que é a mais frequente causa de morte após os 45 anos. O colesterol é um importante constituinte da placa aterosclerótica, influenciando a progressão dos eventos cardiovasculares. Níveis elevados de LDL-c e triglicerídeos e baixos de HDL-c têm sido associados à mortalidade cardiovascular. Portanto, o diagnóstico e tratamento adequados da dislipidemia é fundamental. Para isso o risco individual para doença cardiovascular e metas lipídicas devem ser estabelecidos. As estatinas e os fibratos são considerados as drogas de escolha no tratamento da hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia, respectivamente. Várias evidências têm reportado o benefício das estatinas na prevenção primária e secundária da doença cardiovascular.
O que são dislipidemia?
A dislipidemia também chamada de hiperlipidemias,referem-se a um conjunto de patologías caracterizadas por uma alteração do metabolismo dos lipídios séricos, ela constituem um fator de risco elevado e modificável das doenças cardiovasculares, em especial os síndromes coronarianos e osacidentes cerebrovasculares isquêmicos. Além disso, a dislipidemia pode provocar uma série de manifestações como infarto do miocárdio, angina no peito e acidente vascular cerebral. O aumento dos níveis de triglicérideos pode ocasionar pancreatite aguda além de doenças cardiovasculares. Então pode se dizer que as dislipidemia é o aumento dos lipídios no sangue, principalmente do colesterol e dos triglicerídeos. O colesterol e os triglicerídeos são exemplos dessa gordura que irão ocasionar uma série de doenças. Além da origem genética a dislipidemia pode ser adquirida também através de uma alimentação inadequada, que apresente uma grande quantidade de gorduras e colesterol.
Causas da doença
A dislipidemia é causada quando se ingere uma dieta rica em colesterol e gorduras, quando o organismo produz colesterol e triglicérides demais ou ambas

Relacionados