Dislexia ou processo de aquisição da escrita?

Páginas: 6 (1336 palavras) Publicado: 23 de agosto de 2014
Resenha
MASSI, G. Dislexia ou processo de aquisição da escrita? Em “Distúrbios da Comunicação”. São Paulo, 16 (3): 355-369, dezembro, 2004.
Apresentação
A autora Giselle Massi é fonoaudióloga, mestre e doutora em Linguística pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), docente do curso de graduação em Fonoaudiologia e da pós-graduação em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti doParaná (UTP). Realiza projetos de pesquisa e intervenção relacionados à linguagem escrita. Dentre suas produções, destaca-se sua participação nos livros Letramento: referências em saúde e educação, Linguagem escrita: referenciais para a clínica fonoaudiológica e Abordagens grupais em fonoaudiologia – contextos e aplicações é ainda autora do livro A dislexia em questão, todos publicados pela Plexus.No artigo Dislexia ou processo de aquisição da escrita? A autora investiga a indefinição que acompanha a noção de dislexia vinculada a uma perspectiva de distúrbio de aprendizagem ou dificuldade de aquisição da escrita. Discuti também a falta de evidência e a inconsistência descritiva do que tem sido considerado como sistema disléxico.
Massi analisa dois casos de crianças rotuladas como“disléxicas”.
A obra está dividida em quatro partes: Introdução; Discussão e panorama teórico; Apresentação e análise de casos; Últimos apontamentos e por fim a Referência utilizada.
Na parte introdutória a autora apresenta o porquê do seu trabalho e afirma que o mesmo nasceu de sua prática clínica em fonoaudiologia em que recebia encaminhamentos de crianças que não seguiam o padrão de escrita propostopela escola e era tomada pela própria instituição e outros profissionais como portadoras de distúrbio ou dificuldade de aprendizagem na escrita, no entanto, devido a sua formação linguística, percebia que ditas dificuldades não apontavam para um distúrbio, mas revelavam o próprio processo de aquisição da linguagem escrita.
O artigo tem como objetivo geral a pretensão de mostrar que a dislexia nãose sustenta como um distúrbio vinculado à aquisição da escrita, mas, antes disso, evidencia a concretização da aprendizagem dessa modalidade de linguagem.
Para isso, Massi investigou a literatura que trata do que tem sido considerado dislexia e, além disso, analisou e orientou “linguisticamente” duas crianças diagnosticadas como disléxicas, observando dois aspectos: as questões gráficas econvencionais da escrita e as produções textuais dos sujeitos pesquisa.
Na discussão do panorama teórico a autora revelará a diversidade terminológica utilizada indiscriminadamente aos fatos relacionados à aprendizagem e ao uso da escrita. Segundo ela, a pesquisa bibliográfica a levou a noção de dislexia, que longe do contexto escolar, foi desenvolvida pela área médica, a qual inicialmente se pautouem estudos afasiológicos (...) A medicina supôs que se uma lesão cerebral poderia ocasionar dificuldades para ler e escrever, então dificuldades apresentadas por crianças que estão se apropriando da escrita deveriam ser causadas por danos neurológicos.
Em seu artigo Massi traz informações importantes como, por exemplo, a 1ª vez que um menino foi diagnosticado como disléxico em 1896 e asinconsistências propostas pelo (CID – Código Internacional de Doenças -10), por exemplo, que entendem a dislexia como um distúrbio sem causa e que acometeria aprendizes no momento em que estariam aprendendo a ler e escrever. Além da inconsistência por parte da medicina que trata das causas da doença.
A autora fundamenta linguisticamente seu trabalho com teóricos como Bakhtin, Franchi e Geraldi (ambosconceituando a linguagem), Koch contribuindo com a noção de texto dentre outros como Abaurre; Cagliari que apontam para o fato de que, durante o processo de aprendizagem da escrita, o aprendiz constrói, em conjunto com o outro, estratégias singulares para representar essa modalidade de linguagem e Guinzburg contribuindo com o modelo científico indiciário.
Na Metodologia - após a autora...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O processo da aquisiçao da linguagem escrita
  • Processos de aquisição da escrita- psicopedagogia
  • AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA
  • A aquisição da escrita no processo inicial da alfabetização
  • Gênese do processo de aquisição de leitura e escrita
  • Aquisição da escrita por crianças em processo de alfabetização
  • Processo de aquisição e evolução da escrita infantil
  • O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA NO INÍCIO DA ALFABETIZAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!