Disléxia

Páginas: 22 (5412 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2012
Dislexia - João, preste atenção!




A propósito do próximo workshop que vai ser realizado pela Janela Redonda, sobre a Dislexia (para mais informações: www.JanelaRedonda.pt/Dislexia), temos um powerpoint com a história infantil João, preste atenção! Os interessados em receber este powerpoint por e-mail deverão solicitá-lo em geral@janelaredonda.pt ou então faça o download do material aqui.João, Preste Atenção! trata da dislexia, um distúrbio de aprendizagem de origem neurológica que, assim como a João, atinge numerosas outras crianças com bom nível intelectual. Essas crianças não têm a capacidade de utilizar adequadamente alguns instrumentos básicos de comunicação, como a leitura, a escrita, a interpretação de textos ou o aprendizado de uma 2ª língua, e acabam por ficardesmotivadas pelo baixo desempenho na escola. O livro trata do assunto de forma didáctica e mostra que as crianças que sofrem de dislexia são capazes, só precisam de contar com o apoio dos pais e professores e serem orientadas de maneira correcta.

Definida como um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, a dislexia é o distúrbio de maior incidência nas salas deaula. Pesquisas realizadas em vários países mostram que entre 05% e 17% da população mundial é disléxica.
Ao contrário do que muitos pensam, a dislexia não é o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-econômica ou baixa inteligência. Ela é uma condição hereditária com alterações genéticas, apresentando ainda alterações no padrão neurológico.
Por esses múltiplosfatores é que a dislexia deve ser diagnosticada por uma equipe multidisciplinar. Esse tipo de avaliação dá condições de um acompanhamento mais efetivo das dificuldades após o diagnóstico, direcionando-o às particularidades de cada indivíduo, levando a resultados mais concretos.

Sinais de Alerta
Como a dislexia é genética e hereditária, se a criança possuir pais ou outros parentes disléxicos quantomais cedo for realizado o diagnóstico melhor para os pais, à escola e à própria criança. A criança poderá passar pelo processo de avaliação realizada por uma equipe multidisciplinar especializada (vide adiante), mas se não houver passado pelo processo de alfabetização o diagnóstico será apenas de uma "criança de risco".

Poderá haver:

dificuldades com a linguagem e escrita
•dificuldades em escrever;

dificuldades com a ortografia;

lentidão na aprendizagem da leitura;
  
Haverá muitas vezes :

disgrafia (letra feia);

discalculia, dificuldade com a matemática, sobretudo na assimilação de símbolos e de decorar tabuada;

dificuldades com a memória de curto prazo e com a organização’;

dificuldades em seguir indicações de caminhos eem executar seqüências de tarefas complexas;

dificuldades para compreender textos escritos;

dificuldades em aprender uma segunda língua.
  
Haverá às vezes:

dificuldades com a linguagem falada;

dificuldade com a percepção espacial;

confusão entre direita e esquerda.
Pré –Escola
 Fique alerta se a criança apresentar alguns desses sintomas:
•Dispersão; 

Fraco desenvolvimento da atenção;

Atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem;

Dificuldade em aprender rimas e canções;

Fraco desenvolvimento da coordenação motora;

Dificuldade com quebra cabeça;

Falta de interesse por livros impressos;
O fato de apresentar alguns desses sintomas não indica necessariamente que ela seja disléxica; há outrosfatores a serem observados. Porém, com certeza, estaremos diante de um quadro que pede uma maior atenção e/ou estimulação.

Idade Escolar
Nesta fase, se a criança continua apresentando alguns ou vários dos sintomas a seguir, é necessário um diagnóstico e acompanhamento adequado, para que possa prosseguir seus estudos junto com os demais colegas e tenha menos prejuízo emocional:
Dificuldade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dislexia
  • dislexia
  • Dislexia
  • Dislexia
  • A dislexia
  • Dislexia
  • Dislexia
  • DISLEXIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!