Disjuntores

Páginas: 3 (589 palavras) Publicado: 30 de abril de 2011
Faculdade Pio Décimo

Disjuntores

Trabalho da disciplina de Equipamentos Elétricos para obtenção de nota parcial da referida disciplina.



DIEGO AGOSTINHO
Disjuntores
IntroduçãoDisjuntor é um dispositivo eletromecânico que permite proteger uma determinada instalação eléctrica contra surtos de corrente (curto-circuitos ou sobrecargas) interrompendo o fluxo de corrente eextiguindo.
Sua principal característica é a capacidade de poder ser rearmado manualmente quando estes tipos de defeitos ocorrem, diferindo do fusível, que tem a mesma função, mas que fica inutilizadodepois de proteger a instalação. Assim, o disjuntor interrompe a corrente em uma instalação elétrica antes que os efeitos térmicos e mecânicos desta corrente possam se tornar perigosos às própriasinstalações. Por esse motivo, ele serve tanto como dispositivo de manobra como de proteção de circuitos elétricos.
Atualmente é muito utilizado em instalações elétricas residenciais e comerciais o disjuntormagnetotérmico ou termomagnético, como é chamado no Brasil.
Esse tipo de disjuntor possui três funções:
* Manobra (abertura ou fecho voluntário do circuito)
* Proteção contra curto-circuito -Essa função é desempenhada por um atuador magnético (solenóide), que efetua a abertura do disjuntor com o aumento instantâneo da corrente elétrica no circuito protegido
* Proteção contra sobrecarga- É realizada através de um atuador bimetálico, que é sensível ao calor e provoca a abertura quando a corrente elétrica permanece, por um determinado período, acima da corrente nominal do disjuntorAs características de disparo do disjuntor são fornecidas pelos fabricantes através de duas informações principais: corrente nominal e curva de disparo. Outras características são importantes para odimensionamento, tais como: tensão nominal, corrente máxima de interrupção do disjuntor e número de pólos (unipolar, bipolar ou tripolar).
[editar] Disjuntores de Alta Tensão
Para a interrupção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Disjuntores
  • Disjuntores
  • Disjuntor
  • Disjuntores
  • Disjuntor
  • disjuntores
  • disjuntores
  • Disjuntores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!