Disjuntores de baixa tensão

Páginas: 6 (1340 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
Sumário
1 – Características dos Disjuntores. 2
2 – Tipos de Disjuntores. 3
2.1 – Disjuntores Térmicos. 3
2.2 – Disjuntores Magnéticos. 3
2.3 – Disjuntores Termomagnéticos. 4
3 – Dimensionamento. 5
3.1 - Proteção contra sobrecarga. 5
3.2 - Proteção contra curtos-circuitos. 6
3.3 – Exemplo de dimensionamento. 7
4 - Referências Bibliográficas. 8
















1 –Características dos Disjuntores.
Os disjuntores são dispositivos eletromecânicos de proteção e seccionamento de circuitos que funcionam como interruptores automáticos, destinados a proteger uma determinada instalação elétrica contra possíveis danos causados. Esta proteção pode estar relacionada com sobrecorrentes ou correntes curto-circuito. Uma sobrecorrente é uma corrente elétrica cujo valor excede,em pequena escala, o valor da corrente nominal ou valor normal de funcionamento do equipamento. Uma corrente de curto-circuito está relacionada a uma corrente muito superior à corrente nominal.
A sua função básica é a de detectar picos de corrente que ultrapassem o adequado para o circuito, interrompendo-a imediatamente antes que os seus efeitos térmicos e mecânicos possam causar danos àinstalação elétrica protegida.
Uma das principais características dos disjuntores é a sua capacidade em poderem ser rearmados manualmente, depois de interromperem a corrente em virtude da ocorrência de uma falha. Diferem assim dos fusíveis, que têm a mesma função, mas que ficam inutilizados quando realizam a interrupção. Por outro lado, além de dispositivos de proteção, os disjuntores servem também dedispositivos de manobra, funcionando como interruptores normais que permitem interromper manualmente a passagem de corrente elétrica.
Os disjuntores operam por meio de disparadores térmicos, magnéticos ou eletrônicos. Tradicionalmente, são equipados com disparadores térmicos, que atuam na ocorrência de sobrecorrentes médias, e disparadores magnéticos, para elevadas sobrecorrentes. Dessa forma, sãoconhecidos amplamente como disjuntores termomagnéticos.
Existem diversos tipos de disjuntores, que podem ser desde pequenos dispositivos que protegem a instalação elétrica de uma única habitação até grandes dispositivos que protegem os circuitos de alta tensão que alimentam uma cidade inteira.
Os principais parâmetros elétricos dos disjuntores são:
- Corrente nominal: é aquela que pode circularpermanentemente pelo disjuntor.
- Tensão nominal: é aquela à qual está referidas a capacidade de interrupção e as demais características nominais do disjuntor.
- Capacidade nominal de interrupção de curto-circuito: é a máxima corrente presumida de interrupção, que o disjuntor pode interromper, operando dentro de suas características nominais.
2 – Tipos de Disjuntores.
2.1 – DisjuntoresTérmicos.
Os disjuntores térmicos são aqueles que dispõem de somente uma unidade de proteção térmica de sobrecarga. A proteção térmica tem como função principal proteger os condutores contra os aquecimentos provocados pelas sobrecargas prolongadas na instalação elétrica. Tradicionalmente, esta é uma das funções também desempenhadas pelos fusíveis.
Estes disjuntores utilizam a deformação de placasbimetálicas - com coeficientes de dilatação distintos - causada pelo seu aquecimento. Quando uma sobrecarga de corrente atravessa a placa bimetálica existente num disjuntor térmico ou quando atravessa uma bobina situada próxima dessa placa, aquece-a, por efeito de Joule, diretamente no primeiro caso e indiretamente no segundo, causando a sua deformação. A deformação desencadeia mecanicamente a interrupçãode um contato que abre o circuito elétrico protegido. Um disjuntor térmico é, assim, um sistema eletromecânico simples e robusto. Em contrapartida, não é muito preciso e dispõe de um tempo de reação relativamente lento.
2.2 – Disjuntores Magnéticos.
Os disjuntores magnéticos são aqueles que dispõem de somente uma unidade magnética de proteção contra curtos-circuitos. A proteção magnética...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Baixa tensão
  • Disjuntores de alta tensão
  • Disjuntor de alta tensão
  • Fonte de alimentação de Baixa tensão
  • RIC Baixa Tensão
  • tecnologia de baixa tensao
  • Entrada consumidora de baixa tensão
  • baixa e media tensão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!