Disgn Stico Cptal

724 palavras 3 páginas
INTRODUÇÃO

O trabalho busca esclarecer como é realizado o Psicodiagnóstico sob a perspectiva da abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental, bem como conceitualizar os termos para um melhor entendimento do assunto abordado.
Buscou-se fazer uma explanação no âmbito geral do assunto a fim de que pudéssemos ter a noção de como se realiza o psicodiagnóstico na modalidade de terapia já acima citada.

2 CONCEITOS

2.1 Psicodiagnóstico

O Psicodiagnóstico, segundo Cunha et al. (1993) e Cunha (1996) citado por Cunha (2002), “é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos; (...)”.
Ainda, o Psicodiagnóstico tem por objetivo avaliar as forças e fraquezas no funcionamento psíquico, com foco na existência ou psicopatologia. Para tal avaliação podem-se utilizar várias estratégias de avaliação que podem variar de acordo com a abordagem teórica de trabalho de cada psicólogo. (CUNHA, 2002)
Segundo Noronha e cols. (2003), apud Souza e Cândido (2010) o psicodiagóstico também tem por objetivo avaliar, planejar e guiar o cliente para a escolha de uma terapia.

2.2 Terapia Cognitivo Comportamental

A Terapia Cognitivo Comportamental busca a mudança no pensamento e no sistema de crenças do cliente, pois as emoções e sentimentos disfuncionais são causados, não por situações determinadas, mas sim pela forma com que as pessoas vivenciam e enxergam tais situações. (BECK, 1997, apud SOUZA e CÂNDIDO, 2010)
Range (2001), citado por SOUZA e CÂNDIDO (2010), menciona que é por meio desta terapia que, terapeuta e cliente trabalham juntos, tanto para identificar quanto para testar os pensamentos automáticos, que estariam prejudicando o cliente a realizar suas metas. As autoras ainda nos trazem a colaboração de Beck (1997), onde ele postula que além dos pensamentos automáticos, na terapia ainda são trabalhadas as crenças subjacentes ou intermediárias e as crenças nucleares ou centrais.

3 PSICODIAGNÓSTICO NA TERAPIA COGNITIVA-COMPORAMENTAL

Ultimamente para uma melhor comunicação

Relacionados