DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR COMO CAUSA DE CEFALÉIAS EM PROFESSORES

3209 palavras 13 páginas
FACULDADES INTEGRADAS DE CASSILÂNDIA-FIC

MEIRISLENE VALENTIN VERON E MICHELLI FERRREIRA BORGES

DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR COMO CAUSA DE CEFALÉIAS EM PROFESSORES

CASSILÂNDIA-MS
2014
MEIRISLENE VALENTIN VERON E MICHELLI FERREIRA BORGES

DIFUNÇAÕ TEMPOROMANDIBULAR COMO CAUSA DE CEFALEIAS EM PROFESSORES

Trabalho apresentado à disciplina TCC como requisito parcial para obtenção da aprovação semestral no Curso de Fisioterapia, orientado pelo Prof. Henry Marlon Coelho Pires das Faculdades Integradas de Cassilândia.

CASSILÂNDIA-MS
2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

Disfunção temporomandibular (DTM) como causa de cefaleia em professores tem sua complexidade devido a ser um sistema pouco analisado. A necessidade de compreensão leva a um estudo mais completo de seus componentes anatômicos, fisiológicos e biomecânicos. A articulação temporomandibular (ATM) é responsável por inúmeros movimentos, sendo assim pode-se imaginar que a disfunção dessa articulação gera grandes problemas, que pode prejudicar a qualidade de vida, trazendo consigo algias como cefaleias.
Os movimentos mandibulares têm trajetórias muito curtas, necessitam de alta velocidade e de maior precisão. Os mecanismos posturais crânio-oro-cervicais estão altamente entrelaçados por uma interinfluência neuromuscular decisiva. (PEREIRA, 2005).
São vários hábitos e situações que podem desencadear essa disfunção, por isso é importante orientar os pacientes da necessidade de evitar estes hábitos e driblar essas situações.
Atividades parafuncionais são situações em que o sistema estomatognático é ativado sem propósito funcional. São exemplos: Bruxismo, apertamento, morder lábios ou objetos, chupar dedo, roer unhas, marcas objetos, hastes de óculos cachimbo, postura anormal, craniocervical entre outras (MACIEL, 1998).

Através de várias leituras e estudos pode se dizer que um dos sintomas que afligem os portadores de DTM

Relacionados