disertação filosofica de edipo rei

307 palavras 2 páginas
Somos livres?

A idéia de liberdade pode ser vista de inúmeras maneiras. Em se tratando da época em que se passa a tragédia grega,Édipo-Rei,temos que considerar o pensamento predominante de um povo que acreditava em vários Deuses, acreditava na humanidade desses Deuses e acreditavam também em oráculos.Podemos verificar no texto:
..."-Creonte,meu cunhado,filho de Meneceu,foi por mim enviado ao templo de Apolo,para consultar o oráculo,sobre o que nos cumpre fazer para salvar a cidade."... A idéia de destino também é verificada, e ,sendo assim,a liberdade pode ser considerada uma utopia. Nos dias de hoje,não é muito diferente.Muda-se o cenário,as pessoas,mas a liberdade é um conceito abstrato e muitas vezes,assim como naquela,época,o destino era traçado pelos Deuses,hoje em dia,somos tolhidos e manipulados,por tantas informação,vinda dos meios de comunicação. E essas "informações" são muito rápidas e em quantidade considerável,que não temos tempo de verificar a veracidade das mesmas. A rapidez,nos dias de hoje,e a lentidão,daquela época,ambos,contribui para vivermos sem liberdade de pensar,agir,e de expressão do Ser que sosmos. Continuando o texto citado acima,podemos verificar:
..."E calculando os dias decorridos de sua partida,e o de hoje,sinto-me deveras inquieto.
O que terá acontecido em viagem?"... Na tragédia grega,Édipo-Rei,vemos um homem(Édipo) sendo arrastado pelo destino, cumprindo,sem saber,uma profecia,enviada pelos Deuses.Profecia essa que foi sendo cumprida,mesmo diante de tentativas do seu pai de sangue(Laio) e depois tentativa,dele próprio (Édipo) de "burlar" o destino. o primeiro(o pai de sangue),mandando matar a criança,(seu filho,Édipo),e depois ,
Édipo,quando fugiu de seus pais adotivos. Não,não somos livres,embora vivamos num mundo de ilusão,onde acreditamos que fazemos nossas próprias escolhas.

Relacionados