Discutindoet

3868 palavras 16 páginas
DISCUTINDO ÉTICA ATRAVÉS DE FILMES: UMA EXPERIÊNCIA EM PRÁTICAS DE FORMAÇÃO

Maria Letícia de Paiva Jacobini1

O texto busca relatar a experiência pedagógica do ensino de Ética para grupos de universitários em uma modalidade de cursos denominados Práticas de Formação na PUC-Campinas. Inicialmente coloco a dificuldade de ministrar aulas de Filosofia para classes numerosas no sentido de que estas não propiciam ambientes para o debate de conceitos, estando os alunos, muitas vezes, na situação de apenas passar pela disciplina para cumprir créditos. A partir desse problema, justifico a experiência com classe de 30 alunos pertencentes a varias áreas de conhecimento da Universidade que optam, dentro de um elenco de disciplinas oferecidas, por freqüentar um curso de Ética, com duração de 17 horas. A atenção para os conceitos do campo da Ética é cultivada, principalmente, pela exibição de filmes e de trabalho com textos curtos de caráter filosófico divulgados pela grande imprensa. Os resultados dos cursos realizados até agora têm mostrado que os cursos vêm conseguindo dar subsídios teóricos para os alunos e fazer com que eles tenham compreensão do campo da Ética.

Introdução

O objetivo deste trabalho é relatar as experiências sobre cursos de Ética por mim ministrados e realizados como “Práticas de Formação” com alunos universitários da PUC-Campinas.
Inicialmente, é necessário que se esclareça o que são as “Práticas de Formação” na Puc-Campinas. No ano 2000 iniciou-se a implantação de uma reforma na grade curricular de todos os cursos existentes na Universidade. Esta reforma criou também uma modalidade de ensino visando oferecer um leque de disciplinas com conteúdos diversos (“de cunho desportivo, artístico, cultural, técnico-científico, religioso, etc”) de modo a fornecer uma formação múltipla e variada para os alunos da Universidade, “contribuindo para sua formação acadêmica e humana”. Deste modo, por exemplo, um aluno de Engenharia poderia fazer uma prática

Relacionados