Discutindo a educação cientifica escolar sob diferentes enfoques epistemológicos

Páginas: 5 (1050 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
1. Introdução
Discutindo a educação cientifica escolar sob diferentes enfoques epistemológicos (empirismo, apriorismo e construtivismo) e questionando aspectos explícitos e implícitos da pratica docente, especialmente as ideias dos professores sobre a natureza do conhecimento cientifico e os reflexos que isto tem no seu trabalho. Destacando ainda a necessidade de contextualização das teoriascientificas considerando as concepções prévias dos alunos e buscando relacioná-las as teorias que as ciências adotam.

2. Como os alunos aprendem nas aulas de Ciências
Essa é uma preocupação de todo o bom professor: Como alunos aprendem? Qual a melhor forma de ensinar? Como podemos aprender?
Platão e Aristóteles encontram respostas que continuam sendo aceitas por muitos.
Maisrecentemente, neste século, foi proposta uma terceira alternativa que superava as duas anteriores. O conhecimento não preexiste em nós, nem se encontra fora de nós: é construído pela interação. Por caminhos diferentes, sem comunicar-se, dois grandes pesquisadores chegaram a esta mesmo conclusão, na mesma época (anos 30): Piaget e Vygotsky sob o nome de construtivismo.
Existem, sob este enfoque, trêsconcepções básicas, representadas no esquema a seguir:
APRIORISMO S O
EMPIRISMO S O
CONSTRUTIVISMO S O
Como essas concepções refletem no trabalho na sala de aula?
Conforme a concepção apriorista, existem condições inatas para aprender: o conhecimento procede do sujeito. Sendo assim, diferenças individuais de inteligência explicam o sucesso ou o fracasso escolar, ficando o trabalhodo professor inquestionado. A aprendizagem dependendo aluno. Essa é a visão platônica, idealista.
O apriorismo, ligado à educação tradicional, não é popular entre os professores de ciências mesmo os que seguem a tendência pedagógica tradicional.
Na educação em ciências, a experimentação pode constituir-se numa reação à “educação bancária” tradicional, tão criticada por Paulo freire por reduzir oaluno em um deposito de conteúdos a serem cobrados nos testes.
O ensino experimental de ciências tem raízes no empirismo indutivisma de Fracis Bacon (século XXVII), que recomendava aos cientistas limpar a mente de preconceitos individuais e coletivos ao fazer investigações, tornando-se perceptivos aos dados que a natureza oferecesse. A ele são atribuídos os passos do método cientificotradicional : partindo de observações sistemáticas, passar a formulação de hipóteses para testa-las repetidamente, em diversas condições, controlando variáveis, até poder chegar a uma conclusão e depois generalizá-la.
Essa forma de trabalhar experimentação é empirista: pré-supõe a objetividade e a neutralidade da observação, como se ideias e conhecimentos prévios não filtrassem e até determinassem asobservações que fazemos. É também indutivista, pois segue o caminho do particular ao geral.
A experimentação, em si mesma, não trás o rótulo de empirista ou construtivista. Se o professor tiver consciência de que no mesmo experimento são possíveis interpretações diversas, relacionadas a conhecimentos e ideias prévias, seu trabalho não será empirista.
O construtivismo corresponde a uma teoria ouconjunto de teorias em que a palavra essencial é interação. Interação entre pessoas, interação entre seres vivos e com tudo que existe no meio ambiente, ou seja, interação do sujeito que conhece com o objetivo do seu conhecimento. Isto envolve ação e reflexão, teoria e prática. Interação é uma ação nos dois sentidos: tem ida e tem volta. Influenciamos e somos influenciados. Modificamos o meioenquanto ele nos modifica.
O construtivismo é uma grande influência no ensino contemporâneo de ciências:
na verdade, muitos diriam que é a maior influência.

3. Teorias implícitas dos professores sobre educação
O ensino de ciências esta diretamente vinculada às concepções dos professores sobre educação e sobre a natureza do conhecimento cientifica, mesmo quando estas concepções não são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tendências da Educação Psicomotora Sob o Enfoque Walloniano
  • O USO DAS DIFERENTES TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA ESCOLAR
  • Clarice sob um Enfoque Psicanalítico
  • Receita e Despesa sob o Enfoque
  • Negociação sob o enfoque sistemico
  • Leitura sob o enfoque discursivo
  • Enfoque na educação
  • Resumo Artigo Aptidao Física e Saúde na Educação Física Escolar Ampliando o Enfoque

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!