Discutindo os fundamentos da psicopegagogia institucional

Páginas: 21 (5033 palavras) Publicado: 17 de abril de 2011
CARNEIRO, Luciana da Costa Frias Valva. Discutindo os Fundamentos da Psicopedagogia Institucional. 2010. Número total de 29 folhas. Atividade de portfólio (Curso de especialização em Psicopedagogia Institucional) – Universidade Norte do Paraná, Petrópolis, 2010.
RESUMO
A psicopegagia é uma ciência que abre espaço para descobertas, investigações, que cria condições e viabiliza espaços para atroca e consequente expansão do conhecimento, que permite o intercambio cultural das ciências que se reportam ao entendimento do sujeito, que permite ao se humano ser autor de seu pensamento, e que permite portanto, a viagem e a interação entre o velho e o novo, entre o tradicional e o moderno, entre o ideal e o real, entre o masculino e o feminino, entre o subjetivo e o objetivo. É portanto, umaciência capaz de unir, integrar, viabilizar, promover, pois é a ciência que se reporta ao ser aprendente, ao que dá ao ser humano a condição de constituir-se na aprendizagem e esse processo se dá desde o seu nascimento e perpetua até sua morte.
O fundamental é o caminhar da ressignificação de atitudes e práticas objetivas e subjetivas e o desenvolvimento da escuta e do olhar psicopedagógicovinculado às questões do conhecimento e da aprendizagem humana, percebendo quanto e quando os diferentes saberes podem contribuir para que se faça interlocuções com as múltiplas inquietudes e indagações presentes no exercício de suas ações profissionais.

Palavras-chave: Psicopedagogia. Ciência. Aprendizagem.

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 14

2 DESENVOLVIMENTO 15

3 CONCLUSÃO 28

REFERÊNCIAS 29
1INTRODUÇÃO

O psicopedagogo tem como função identificar a estrutura do sujeito, suas transformações no tempo, influências do seu meio nestas transformações e seu relacionamento com o aprender. Este saber exige do psicopedagogo o conhecimento do processo de aprendizagem e todas as suas inter-relações com outros fatores que podem influenciá-lo, nas influências emocionais, sociais, pedagógicas eorgânicas. Conhecer os fundamentos da psicopedagogia implica refletir sobre suas origens teóricas e entender como estas áreas de conhecimento são aproveitadas e transformadas num novo quadro teórico próprio, nascido de sementes em comum.
A psicologia e a pedagogia são as áreas “mães” da psicopedagogia, mas não são suficientes para embasar todo o conhecimento necessário. Desta forma, foi precisorecorrer a outras áreas, como a filosofia, a neurologia, a sociologia, e a psicanálise, no sentido de alcançar uma compreensão multifacetada do processo de aprendizagem.
Como se preocupa com o problema de aprendizagem, deve ocupar-se inicialmente do processo de aprendizagem. Portanto vemos que a psicopedagogia estuda as características da aprendizagem humana: como se aprende, como estaaprendizagem varia evolutivamente e está condicionada por vários fatores, como se produzem as alterações na aprendizagem, como reconhecê-las, tratá-las e preveni-las. Este objeto de estudo, que é um sujeito a ser estudado por outro sujeito, adquire características específicas.

2 DESENVOLVIMENTO
Os primeiros Centros Psicopedagógicos foram fundados na Europa, em 1946, por J Boutonier e George Mauco, comdireção médica e pedagógica. Estes Centros uniam conhecimentos da área de Psicologia, Psicanálise e Pedagogia, onde tentavam readaptar crianças com comportamentos socialmente inadequados na escola ou no lar e atender crianças com dificuldades de aprendizagem apesar de serem inteligentes (MERY apud BOSSA, 2000, p. 39).
Na literatura francesa – que, como vimos, influencia as idéias sobrepsicopedagogia na Argentina (a qual, por sua vez, influencia a práxis brasileira) – encontra-se, entre outros, os trabalhos de Janine Mery, a psicopedagoga francesa que apresenta algumas considerações sobre o termo psicopedagogia e sobre a origem dessas idéias na Europa, e os trabalhos de George Mauco, fundador do primeiro centro médico psicopedagógico na França,..., onde se percebeu as primeiras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicopegagogia
  • discutindo os PCNS
  • Discutindo o que é musica
  • Estutande de psicopegagogia
  • Discutindo texto
  • Institucional
  • Institucional
  • Institucional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!