Discussão comparativa das temáticas: GLOBALIZAÇÃO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS e ESTADO CONTEMPORÂNEO E POLÍTICAS PÚBLICAS.

3022 palavras 13 páginas
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Faculdade de Humanidades e Direito (FAHUD)
Curso de Ciências Sociais (Licenciatura EAD)

JOSÉ LUIZ DOS SANTOS
MATRÍCULA 225904

Reorganização do espaço global Atividade Modular - Módulo 1

Discussão comparativa das temáticas: GLOBALIZAÇÃO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS e ESTADO CONTEMPORÂNEO E POLÍTICAS PÚBLICAS.

Mauá
2014

INTRODUÇÃO
A globalização está diretamente ligada às relações internacionais de poder. Octavio Ianni se propõe a questionar as próprias ciências sociais, fazendo uma análise especialmente da Sociologia, diante do fenômeno da globalização. Para ele, a globalização pode ser dividida em estágios. O primeiro corresponde ao seu estágio de instauração do trabalho livre, a mercantilização da produção e a organização do mundo sob a forma de Estados Nacionais. O segundo corresponde ao processo de industrialização e implantação do capitalismo no mundo, por meio das relações internacionais de dependência política e econômica, submetendo as periferias às nações imperialistas. O terceiro corresponde ao que se costuma chamar de globalização, onde o capitalismo entra em sua fase planetária, tendo como centro hegemônico os EUA. Ianni desafia as ciências sociais a pensar o mundo globalizado, dizendo que isto é “um desafio epistemológico novo”. O pensamento científico, segundo ele, por mais desenvolvido que esteja, com suas notáveis produções que são elaboradas essencialmente sob a ótica da sociedade nacional, “não é suficiente para apreender a constituição e os movimentos da sociedade global” (Ianni, 2000, p. 237).
Milton Santos apresenta uma “outra” globalização, apresentando-a como vários mundos. O primeiro seria o mundo tal como nos fazem vê-lo: a globalização como fábula, o segundo seria o mundo tal como ele é, e o terceiro, um mundo como ele pode ser. Ele entende que vivemos em um mundo cheio de conflitos provenientes da atual fase da expansão

Relacionados