Discussões sobre as relações entre competitividade e liderança no mercado de trabalho

Páginas: 13 (3102 palavras) Publicado: 6 de maio de 2012
DISCUSSÕES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE COMPETITIVIDADE E LIDERANÇA NO MERCADO DE TRABALHO

Autores ac cia de f tima Ventura Danilo Fernando Oleg rio Raquel Guimaraes Reinato Oleg rio

1. Introdução O verdadeiro sucesso nos negócios e na vida envolve três coisas – descobrir nossos talentos, desenvolvê-los e utilizá-los tanto para o bem alheio quanto para o próprio bem. E que a essência do sucessonão reside, de modo algum, em dinheiro, fama, poder, status, fatia do mercado ou lucro. Esses são meros efeitos colaterais contingentes do verdadeiro sucesso.

Tom Morris (professor de filosofia da Universidade de Notre Dame)

Na contemporaneidade, a competição torna-se cada vez mais acirrada em função de uma série de mudanças ocorridas mundialmente, uma delas, a que vai tratar neste artigo,diz respeito às repercussões das mudanças no cenário do mercado de trabalho e a competitividade entre os trabalhadores; estes agentes induzem impreterivelmente o indivíduo a ter que se atualizar constantemente e a trabalhar cada vez mais, o que certamente prejudica sua vida pessoal e sua saúde mental.

Tais mudanças estão exigindo das empresas, gestores que estejam preparados para uma "novavisão" do mercado. Gestores que, através das informações disponíveis nos meios de comunicações, tais como: Internet, jornais, revistas e etc., sejam capazes de perceber e refletir a mensagem, estimulando cada vez mais a criatividade, que está atrelada à inovação – o principal diferencial competitivo das organizações. Tal diferencial tem como conseqüência a competitividade sobreposta às relações deamizade, parentesco, etc; isto é, as relações humanas inseridas nas organizações.

Para que possamos falar sobre a influência da liderança no mercado formal de trabalho é importante destacar, que as escolas de ensino superior também têm sido afetadas por tais mudanças, na medida em que alteram suas grades curriculares com grande freqüência, visando atualizá-las ao exigido pelo mercado

1/7

detrabalho e para se manterem no mesmo, isto é, para poderem competir.

Baseados nas obras de autores renomados como: James Hunter, Peter Drucker, Adam Smith e outros, o tema justifica-se pela importância que a Liderança ocupa dentro das organizações para estimular o trabalho em equipes. Lidar com pessoas é um fator delicado, que precisa ser gerenciado por Gestores altamente qualificados e,preparados para que haja integração entre seus subordinados para a realização profissional e das organizações. Sendo assim, consideramos de extrema importância a relação líder e equipe para que se tenha a eficácia necessária.

Além do que, vivermos em uma sociedade capitalista, onde a competitividade se sobrepõe às diversas relações humanas inseridas nas organizações. Ao longo da nossa graduação, foiperceptível a relação entre colegas quando o assunto era, por exemplo, estágio numa empresa, sendo é claro que pelo menos uns seis alunos concorriam pela mesma vaga, principalmente tratando-se de uma multinacional conceituada na cidade. Logo, as relações se alteravam e o que era uma amizade passava a ser uma rivalidade, assim mostrando um processo curioso de ser estudado.

Cresce progressivamenteo processo de competitividade, sendo alavancado mediante uma "lavagem cerebral", onde a sociedade capitalista é a atriz principal na vida desses indivíduos, indagando que suas necessidades são a eficiência e a eficácia das organizações e que, se este objetivo não for cumprido, há muitas pessoas no mercado de trabalho informal, ou mesmo desempregadas. Este universo faz com que os indivíduos seabalem psicologicamente e, neste contexto; este estudo visa então, analisar e compreender todo este aspecto global, entre o ser humano inserido no capitalismo e as relações no mercado de trabalho.

2. Objetivos

Analisar e compreender o comportamento humano frente a competitividade no mercado de trabalho, visando refletir sobre a importância do papel do líder dentro deste cenário competitivo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liderança no Mercado de Trabalho
  • Mercado de trabalho das Relações Internacionais
  • Relações públicas e o mercado de trabalho
  • Revisão sobre as relações entre propaganda e mercado
  • Trabalho sobre liderança
  • TRABALHO SOBRE LIDERANÇA
  • Trabalho sobre liderança
  • Trabalho cientifico sobre liderança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!