discussão sobre a nr 6

Páginas: 13 (3097 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho foi identificar aspectos que devem ser abordados para conscientização dos funcionários e adequação do uso de EPI. A lei nº 6.514 de 22 de novembro de 1977 da Consolidação das Leis do Trabalho, relativa à Segurança e Medicina do Trabalho e a Norma Regulamentadora NR – 6 – Equipamento de Proteção Individual foram utilizadas como base legal para decidir sobreos temas que devem ser abordados neste processo de conscientização, proporcionando assim maior segurança aos trabalhadores e cumprimento da legislação trabalhista. Entende-se que esses procedimentos tem o objetivo de demonstrar que o uso correto das leis, assegura a integridade física dos funcionários que realizam atividades de manutenção em geral.
A finalidade deste trabalho é identificarprováveis causas da ocorrência dos acidentes de trabalho no setor da construção civil, indústria e comercio causados principalmente pela falta do Equipamento de Proteção Individual (EPI), devendo dele se fazer uso e também dos Equipamentos de Proteção coletiva (EPC) bem como atenção e cuidado na execução do serviço.
















NORMAS REGULAMENTADORAS

As Normas, também conhecidascomo NRs, regulamentam e fornecem orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à medicina e segurança no trabalho no Brasil. Como anexos da Consolidação das Leis do Trabalho, são de observância obrigatória por todas as empresas sob a regência destas leis.
Em geral a NR-6 vem tratar do Equipamento de Proteção Individual (EPI). Para os fins de aplicação desta NR, considera-seEquipamento de Proteção Individual (EPI) todo dispositivo de uso individual, de fabricação nacional ou estrangeira, destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador e que possua enfim o Certificado de Aprovação (CA), pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A empresa é obrigada a fornecer gratuitamente aos empregados o EPI adequado aos riscos no local de trabalho, em perfeito estado deconservação e funcionamento.
(CLT - artigo 166 inciso 6.3 subitem A - Artigo 167 inciso 6.2) Inicialmente, a NR 6 define equipamento de proteção individual (EPI) como todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Os EPI’s podem estar conjugados ou não, conforme um ou maisriscos que possam ocorrer.
Os EPI’s são listados no Anexo I da NR 6,visando proteções específicas: da cabeça (capacete, capuz), dos olhos e face (óculos, protetor facial, máscara de solda), do aparelho auditivo (protetor auditivo), do aparelho respiratório (respiradores de purificador de ar, de adução de ar, e de fuga), do tronco (vestimentas adequadas ao risco), dos membros superiores (luva, cremeprotetor, manga, braçadeira e dedeira), dos membros inferiores (calçado, meia, perneira e calça), do corpo inteiro (macacão, conjunto e vestimentas),contra quedas com diferença de nível (dispositivo trava-queda, cinturão).
O Brasil está entre os 10 países com maior número de vítimas em acidentes de trabalho e a cada ano, pelo menos três mil brasileiros morrem vítimas desses acidentes, de acordocom a Previdência Social (2012).
O setor que concentra maior número de casos é o da construção civil e a principal causa é a inobservância das normas de segurança, em outras palavras, a falta do uso de equipamentos de segurança. O resultado disto é o aumento de 60% no número de mortes no setor da Construção Civil, e demais areias
O alto índice de acidentes provocados na indústria fez com que seaprofunde no estudo e entendimento das normas e procedimentos constantes na NR 06, de forma a entender que quanto mais simples e objetivo for o critério de aplicação da norma, bem como de outras ferramentas prevencionistas, maior será a garantia de que esta aplicação se dê de forma habitual e, consequentemente, proativa. Algumas dessas ferramentas prevencionistas baseiam em fazer uma previsão,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nr 5 e nr 6
  • NR-6
  • Nr-6
  • NR-6
  • Nr 33;nr 35 e nr 6
  • discussão sobre a web
  • Fichamento nr 6
  • NR 6 slide

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!