Discussão sobre educação ambiental

Páginas: 16 (3954 palavras) Publicado: 4 de março de 2015

DISCUSSÃO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL E SUA PARTICIPAÇÃO NO CENÁRIO SOCIAL E EDUCACIONAL


RESUMO
Este trabalho tem por objetivos analisar, a educação ambiental no Brasil, como que a mesma esta no atual momento, também analisando a educação ambiental em seu momento critico na sociedade, além de compreender a inserção da educação ambiental na área educacional.

PALAVRAS CHAVES:Educação ambiental. Educação ambiental na área
educacional. Educação ambiental sociocritica.

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo uma analise das questões ambientais na sociedade, e sobre a área educacional visando como o ensino seria adequado nas instituições de ensino. No entanto partindo de estudos realizados, percebe-se que nas ultimas décadas a educação ambiental vempassando por serias transformações, em especial na área educacional e social
Estas mudanças ocorrem não somente pela própria natureza, mas também das ações humanas atualmente a questão ambiental esta se impondo sobre a sociedade, sendo provocada uma discussão na relação educação e meio ambiente. Assim partindo para o Brasil qual é sua participação no cenário social e educacional?
Esta pesquisabuscou desde as primeiras leis ate a situação em que ela esta inserida no âmbito educacional das instituições de ensino, questionando a questão ambiental em seu momento critico na sociedade.




2. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL

A educação ambiental na área educativa se concilia com as relações sociais, onde a mesma possui uma ampla determinação sobre o meio ambiente. No território brasileiro aeducação ambiental se rege na legislação por volta do ano de 1973, sobre a primeira secretaria de meio ambiente, a mesma foi fundada sob a Conferencia de Estocolmo uns dos primeiros marcos iniciais sobre este debate do meio ambiente em níveis planetário.
Porem é só por volta dos anos de 1980 90 que a educação ambiental em especial em abril de 1981, foi promulgada uma lei que já menciona aeducação ambiental. É a Lei Federal n° 6.902, de abril de 1981, que estabeleceu novos tipos de áreas de preservação ambiental, entre as quais as Estações Ecológicas, destinadas à realização de pesquisas e à educação ambiental.
Quatro meses depois, em agosto de 1981, promulgou-se a primeira lei que coloca a Educação Ambiental como um instrumento para ajudar a solucionar problemas ambientais. É a maisimportante lei ambiental do Brasil, que institui a "Política Nacional do Meio Ambiente" (Lei Federal n° 6.938/81). Que se abrange a nível brasileiro, e se consolida a partir da Conferência da ONU, para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável (CNUMAD), em
1992, a participação dos grupos e movimentos foi de ampla contribuição para a
preocupação ambiental afetando assim o interesse publico.De acordo com CARVALHO:
É a partir da década de 1970, que começam a associações e movimentos ambientalistas em cidades do Sul-Sudeste, do Brasil como por exemplo, o Movimento Arte e Pensamento Ecológico e a Comissão de defesa da Billings, em São Paulo, a Associação Democrática Feminina Gaúcha (ADFG), que atuava na luta ambiental,e a Associação Gaúcha de Proteção Natureza (AGAPAN). Na segundametade da década de 70, ganham repercussão algumas ações no âmbito ambiental, como a luta contra a construção do aeroporto metropolitano de São Paulo em Caucáia do Alto, no município de Cotia,sobre áreas remanescentes de Mata Atlântica.

E ainda nos anos de 1980 o autor CARVALHO:

Identifica: os anos da "abertura" que se seguiu ao fim do regime militar, onde se destaca o movimento pelasDiretas Já em 1984. É uma década de esperança, em que se aposta na reconquista dos direitos civis e políticos e no avanço dos direitos sociais, uma luta que deu tom ao processo Constituinte. Os novos movimentos sociais reforçaram, nesse contexto de abertura e "empoderamento" da sociedade civil, a
ampliação da esfera pública. Há a inclusão, no rol das lutas sociais, de uma série de novos direitos —...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação ambiental
  • ARBORIZAÇÃO NA ESCOLA: ASPECTOS PARA DISCUSSÃO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR
  • Monografia sobre Educação Ambiental
  • folder sobre a educação ambiental
  • Relatorio sobre educação ambiental
  • resenha sobre educação ambiental
  • Projeto sobre Educação Ambiental
  • Uma abordagem da Educação Ambiental sobre os PCN's

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!