Discussão da obra O Príncipe de Maquiavel

Páginas: 3 (503 palavras) Publicado: 26 de março de 2014
O texto trata-se de um presente de Maquiavel ao governante do Grão-Ducado de Florença, Lorenzo dei Medici e é um verdadeiro tratado de política. O termo “príncipe” pode ser tomado como referênciapara tratar de todos os tipos de líderes e, “principados” e “repúblicas” são os domínios a eles conferidos.
O autor propõe na obra, apresentar situações vividas por outros governantes, através dasquais o príncipe pode observar e aprender a melhor forma de governar. Discorre sobre como o príncipe pode chegar ao poder e o que deve fazer para manter-se nele.
Maquiavel cita habilmente váriosexemplos de governos, ressaltando os erros e acertos cometidos por seus líderes, principalmente os governantes das regiões da Grécia, Itália e França. Discute o valor que o príncipe deve ter para seussúditos a partir de sua origem e da sua habilidade de lidar com o poder.
É impressionante a astúcia do autor e sua capacidade de síntese, ao explicar em poucas linhas ensinamentos primordiais ao príncipe,sobre como coagir o povo ao seu bel prazer e permanecer à frente deles.
Para Maquiavel, há várias formas de conquistar um território e o mais importante nessas conquistas é que o príncipe detenha opoder todo para si, ou que divida-o com o mínimo de pessoas possível; que seja justo com os súditos; que saiba utilizar a amizade e a inimizade dos que têm algum poder ao seu redor; que possa manter oterritório auto-suficiente, caso precise; e para melhor garantir a conquista, que habite o território, para conhecer os problemas do povo pela raiz, podendo assim resolvê-los antes que piorem.
Outroensinamento proposto por ele é que o príncipe deve estar sempre pensando na guerra, para que esta, ao chegar, não lhe surpreenda e lhe pegue desprevenido. Para a guerra, faz-se necessário que opríncipe tenha homens que sejam fiéis e lutem por ele, portanto é melhor que esses homens sejam habitantes do seu domínio e sintam-se honrados em lutar e, nos períodos difíceis, esteja o príncipe no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo obra : o príncipe
  • Resumo da obra O príncipe
  • Relação de maquiavel, com sua obra “o príncipe”?
  • A obra O Príncipe de Nicolau Maquiavél
  • Resumo da obra O Princípe de Maquiável
  • Resumo da obra “O Príncipe” de Nicolau Maquiavel
  • O Conceito Politico de Nicolau Maquiavel na Obra O Principe
  • O príncipe maquiavel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!