Discurso Político

Páginas: 5 (1036 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
CIÊNCIAS POLÍTICAS – AULA 2
PAPEL DAS ESCOLAS NAS SOCIEDADES OCIDENTAIS
Ela tem o papel de socializar o cidadão, é o espaço onde o individuo aprenderá os valores de cidadania além do conhecimento específico para uma futura profissionalização. É na escola que aprenderá qual é o seu papel na sociedade e como se relacionar com o outro.
Assim sendo, será o papel de transmissão simbólica dasociedade e a padronização dos comportamentos, além do aprendizado.
No Brasil as escolas públicas estão funcionando como um fator de exclusão social de grande parte da população, pois além de não conseguir educar e profissionalizar o cidadão, também não consegue transmitir os valores morais e cívicos. Nossas escolas estão formando uma massa de analfabetos funcionais.
Infelizmente não há um projetosério e uma política pública preocupada com a melhoria da educação brasileira.

DISCURSO POLÍTICO
O objetivo do Discurso político é o de influenciar ou buscar adesão de um maior número de pessoas, como também, compreender o que seria legitimidade (comando reconhecido como não arbitrário).

O ESTUDO DO DISCURSO POLÍTICO
A Análise do Discurso Político é uma disciplina nova que nasce daconvergência das correntes linguísticas e a retórica greco-romana.
A definição da Análise do Discurso chama as noções da linguística textual possibilitando-nos vislumbrar quais seriam as intenções desses discursos. Compreender o que foi dito e muitas vezes os silêncios (muitas vezes o não dito também faz sentido).
É a disciplina que vai possibilitar o entendimento dos Discursos Políticos, seja comfinalidade políticas (votos), seja como comentário. Explica as intenções do Discurso a partir de sua organização (doutrina, retórica, elementos de justificação ou legitimação).

LUGARES DE PRODUÇÃO DO DISCURSO POLÍTICO
Todo discurso político será analisado através desses 3 topos ou lugares:
1) Doutrina (qual é o sistema?): É o sistema de pensamento resultado de uma atividade discursiva que faz o papelde fundador de um ideal político referível à construção de opiniões. Esse topos (lugar) se referem à dogmática política e não está atrelado aos atores especificamente. Ex: Comunista, socialista, capitalista.
2) Retórica (como ele constrói suas verdades?): É uma dinâmica de comunicação dos atores políticos. Refere-se a razão ideológica de identificação imaginaria da verdade política.
Em outraspalavras, a retórica está preocupada com a dinâmica de como os atores políticos irão se comunicar, articulando uma série de elementos para conseguirem o consenso, adesão ou a rejeição.
No campo político, a retórica possui vários eventos como: audiências públicas, debates, reuniões, e hoje principalmente a ocupação da mídia.
3) Elementos de justificação ou legitimação (como ele busca sualegitimidade?): Refere-se à influência do Discurso sobre as instituições que formam uma cultura política. Existem relações dos atores de dentro do campo político e os de fora.




UMA PROBLEMÁTICA DO DISCURSO POLÍTICO COMO PROCESSO DE INFLUÊNCIA SOCIAL
Um Discurso Político pode se realizar como um debate, um comício, uma entrevista, um texto escrito, um papo amigável do candidato com direito atapinhas nas costas, etc. Cada realização vai exigir uma forma diferente de comportamento de acordo com cada situação.
Um papel muito importante da Escola é o de tornar os indivíduos competentes e hábeis para lidar com as diversas situações.

LEGITIMIDADE
É o conjunto de procedimentos simbolicamente combinados pelos detentores da dominação em fazer crer aos dominados que sua posição não é arbitrária.Surge assim o ideal da coletividade de que aqueles que estão ordenando podem efetivamente fazê-lo.
Legalidade representa o poder de fato, segundo as normas vigentes e impostas, independente de sua associação com a legitimidade, podendo inclusive, em certos casos ser ilegítimo.
A sociologia weberiana aponta três tipos de dominação legitimas:
1) Dominação Legal: É composta de regras e leis...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DISCURSO POLITICO
  • O discurso politico
  • discurso politico
  • discurso político
  • Discurso politico
  • Discurso politico
  • Discurso Politico
  • discurso Politico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!