Discurso final de sócrates

Páginas: 2 (346 palavras) Publicado: 23 de abril de 2013
1- O significado da condenação de Sócrates para ele próprio e os juízes.


Apesar de Sócrates acreditar ser inocente no julgamento, para ele era justo a condenação de pagar a multa. Tambémafirma que se caso o matassem, os atenienses teriam em suas mãos a vergonha pública de ter matado um sábio. Assim Sócrates deixa seus acusadores embaraçados quanto ao significado da acusação que estavamfazendo. Então, acredita, não por pobreza de raciocínio, ser justo não persuadir aquele que o condenavam e de forma alguma implora para que a condenação seja evitada.

2- Mensagem aos que ocondenaram


Sócrates faz uma especulação do que acontecerá após sua condenação, dizendo a eles que haveria uma vingança maior, de Zeus, do que aquela que o sacrificou. Diz também que sua morte não oslivrou da critica as suas condutas. Finaliza a mensagem dizendo que o raciocínio dos que o condenaram é errado, pois esta forma de escapar da critica de maneira injusta e não honrosa, diz que seriamelhor e mais fácil não calar a boca dos outros, mas tornarem-se pessoas justas.


3- Mensagem aos que o absolveram

Sócrates diz que gostaria de conversar com os que o absolveram comoamigos, enquanto tivesse tempo antes de morrer, sobre o que tinha acabado de acontecer.

4- Discurso acerca da morte

Sócrates questiona se a morte é um bem ou um mal, ou se o morto não temnenhuma existência, ou se a morte é uma mudança de existência. Afirma então que se a morte seria um maravilhoso presente caso fosse como um sono e também se a morte fosse a passagem de um lugar para outro,onde a alma encontra-se como todos os outros mortos. Chega assim à conclusão de que não há coisa melhor do que morrer e ser libertado das coisas deste mundo.

5- Ultimo pedido de SócratesEle pede aos cidadãos para punir e atormentar seus filhos, caso eles cuidarem mais da riqueza e de outras coisas do que da virtude. E reprova-los caso eles acreditem ser qualquer coisa que não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise da parte final da Apologia de Sócrates
  • ANÁLISE DA PARTE FINAL DA APOLOGIA DE SÓCRATES
  • Análise da Apologia final do pensamento de Sócrates
  • Analise da parte final da apologia de sócrates
  • Análise da parte final da Apologia de Sócrates
  • Análise da parte final da apologia de sócrates
  • O que é Filosofia e os discursos filosóficos de Sócrates, Platão e Aristóteles
  • Socrates

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!