Discurso do presidente da na abertura do ivngresso do mpla co

2515 palavras 11 páginas
29/Abril/2011

Discurso na abertura do IV congresso extraordinário do MPLA

Presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos

CAMARADAS DELEGADOS,
DISTINTOS CONVIDADOS,
ILUSTRES MEMBROS DA PRESIDÊNCIA,
CAROS CAMARADAS,

Os Congressos do Partido são momentos especiais em que delegados das Organizações de Base, eleitos nas conferências municipais e provinciais do Partido, e representantes dos Órgãos de Direcção se reúnem para analisar em profundidade a real situação interna do Partido, os problemas da sociedade angolana e o contexto internacional que nos rodeia.

Este Congresso Extraordinário tem a particularidade de ter lugar numa altura em que o mundo parece retornar aos métodos da época da Guerra Fria, quando, nas relações internacionais, o uso da força e a ingerência em assuntos internos de estados soberanos prevalecia sobre o uso da força do Direito e do respeito pela igualdade soberana das Nações.

Utilizando vários pretextos ou critérios subjectivos, ou ainda uma política selectiva em função dos seus interesses, alguns países industrializados ocidentais estão a realizar intervenções militares condenáveis para condicionar a resolução de problemas internos de outros países soberanos.

Estas intervenções, diga-se em abono da verdade, só são possíveis em países nos quais as sociedades e os povos estão divididos, e a África está a ser usada como campo de ensaio para essa política, cujo objectivo é certamente o acesso fácil às matérias-primas e o ressurgimento do neocolonialismo.

A resposta mais adequada e mais eficaz a dar a esta situação é fazer valer os valores e princípios que sempre nortearam o MPLA, isto é, reforçar a Unidade Nacional, consolidar a Paz e a Democracia e afirmar a nossa Liberdade e a Soberania Nacional.

Caros Delegados,

Com a conquista da paz, em 2002, o nosso Partido definiu uma estratégia para a normalização da vida nacional, que implementou com êxito, e que permitiu levar a cabo os seguintes objectivos:

1.

Relacionados