DISCURSO, DESLIZES E DERIVAS: A NOV ELA QUALY E OS MÚLTIPLOS SENTIDOS DA IMAGEM DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA

6247 palavras 25 páginas
Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Palavra e imagem no 44, p. 143-159, 2012

143

DISCURSO, DESLIZES E DERIVAS: A NOVELA
QUALY E OS MÚLTIPLOS SENTIDOS DA IMAGEM
DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA
Daniela Botti da Rosa, Ahiranie Sales dos Santos Manzoni e Lisiane de Alcaria Oliveira

RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo fazer uma interface entre a Análise do Discurso e a publicidade. Para isso, escolhemos como objeto de nosso artigo um anúncio publicitário da margarina Qualy. Apresentaremos os dispositivos teórico-metodológicos da AD francesa para compreendermos a construção dos sentidos que emanam do discurso publicitário da margarina – como a imagem da família é (des)construída – e o que é por ele silenciado.
Palavras-chave: Discurso publicitário; acontecimento; sentidos.

1. Introdução

A

s imagens podem ser substituídas por palavras. Entretanto, quando se ajunta às palavras as representações plásticas, gráficas ou fotográficas de alguém ou de algo, temos aí uma potencialização de consolidação de sentidos no meio social. Isso é o que vemos na maior parte do tempo nos comerciais de TV e da mídia impressa. Temos então o discurso. Discurso que seduz, que convence, que influencia e que transforma e que, ao mesmo tempo, é transformado pelas mudanças sociais em um perene movimento dialético, pois como afirma Bakhtin1 (1986, p. 32), “um signo não existe apenas como parte de uma realidade; ele também reflete e refrata uma outra.”
1

BAKHTIN, Mikhail (Volochinov). Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1986.

Rosa, Daniela Botti da; Manzoni, Ahiranie Sales dos Santos; Oliveira, Lisiane de Alcaria.

144 Discurso, deslizes e derivas: a novela qualy e os múltiplos sentidos da imagem da família contemporânea

O discurso publicitário que tem por objetivo conquistar e seduzir um público alvo, consolida ainda mais a união entre palavras e imagens pois há, neste contexto, uma relação entre um objeto que se deseja vender e

Relacionados