Discurso De Seattle

Páginas: 2 (369 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
Faculdade Dom Pedro II
Aluna: Lécia do Nascimento Fontana
Curso: Administração de Empresas
Disciplina: Administração de Meio Ambiente
Professor: Roberto

Comentário: Discurso de Seattle

O grandecacique Seattle em seu discurso aplica uma grande lição de moral nos “homens brancos”. Com uma enorme sabedoria, faz referência à natureza de modo inteligente e sagaz.
Em sua carta enviada ao presidentenorte-americano Franklin Pierce, o índio declara seu amor pela natureza e expõe a preocupação dos indígenas em relação ao futuro da mesma nas mãos do homem branco, exalta sua importância e tudo queela representa para seu povo, mostra a forma como a natureza é vista por eles e como os mesmos fazem parte dela, considerando os animais como irmãos e não como seres inferiores que devem ser submetidosaos caprichos humanos.
Seattle fala sobre a falta de compreensão dos índios em relação aos interesses dos americanos, pois para estes um lote de terra é igual a outro qualquer, não levam emconsideração o histórico do lugar, quem já viveu ali ou até mesmo os túmulos de ancestrais, estando interessados apenas nos aspectos lucrativos da terra. Já para os nativos coisas tão simples como odesabrochar de uma flor e o cheiro do vento são de significativa importância. O cacique, ao referir-se ao seu modo de pensar, não se exalta, pelo contrário afirma que talvez seja um selvagem que de nadaentende, mas na verdade ele sim é quem detém a sabedoria. Desse modo, tenta abrir os olhos do homem para o que está acontecendo: se este prejudica a natureza está prejudicando a si próprio, pois não sendoseu dono, apenas faz parte dela e tudo que a fizer de mal, estará refletindo em si mesmo.
O discurso de Seattle é uma grande porta para o entendimento da raça humana sobre a posição que deve ser tomadapelas gerações atuais para que as futuras não venham a ser ainda mais comprometidas. As pessoas deveriam se espelhar nas palavras de um homem que, com toda sua simplicidade soube definir a vida do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Discurso De Seattle
  • Batalha em seattle
  • Discurso
  • Discurso
  • discurso
  • discurso
  • Discurso
  • DISCURSO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!