Discriminação Racial-Andrilaine Laurindo

349 palavras 2 páginas
DISCRIMINAÇÃO RACIAL
Falar de discriminação racial é um tema muito importante atualmente.
Inicio minha fala ressaltando o artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, que diz o seguinte:
"Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública”.
Enfim, a discriminação é um preconceito baseado em atitudes, oportunidades, convivência social, dentre outros. A discriminação racial acontece de muitas de forma maquiada contra judeus, árabes, mas, sobretudo contra os negros.
No Brasil, onde nos negros representamos quase a metade da população, o racismo ainda é um tema delicado.
“O Brasil sempre foi um país racista. Não é de surpreender, portanto, essas manifestações que estão ocorrendo hoje. É como se, de repente, estivesse liberado. O brasileiro que tinha vergonha de ser racista, agora não tem mais vergonha. Ele grita, a plenos pulmões no estádio, contra um jogador negro. Mas isso sempre houve", aponta Joel Rufino, historiador e escritor, no site http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2014/05/casos-de-discriminacao-racial-fazem-parte-da-historia-do-futebol-brasileiro.html
É inadmissível, ao ser cometido uma discriminação racial tentam achar justificativas para o ato. Nenhuma discriminação é justificável, mas o ressentimento do discriminado sim.
A abolição da escravatura no Brasil, já aconteceu a mais de 100 anos e isto não foram suficientes para acabar ou pelo menos diminuir a discriminação racial, principalmente contra os negros. Visando diminuir ou eliminar a discriminação racial no Brasil, foi sancionado o Estatuto da Igualdade Racial (Lei nº 12.288/10), que é um

Relacionados