Discriminação de afrodescentens

2799 palavras 12 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9 REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
A violência (BOBIO, 1992) tem vários aspectos e compreende desde a violência física até a violência psicológica. Para se caracterizar como violência, segundo esse autor, a ação deve ser voluntária e direta e tem por finalidade destruir, mutilar, ofender, coagir. Mas, temos outras formas de violência, não deliberadamente voluntária, causadoras de danos físicos e psicológicos a pessoas ou a grupos a ela submetidos, como é o caso da violência indireta.
A história do Brasil se inicia sob o imperativo da violência direta, através da intervenção física, primeiro com o extermínio da população indígena por contaminação de doenças, por imposição de trabalhos forçados ou pelas guerras de disputa pelo espaço.
O mesmo ocorre com a população africana retirada à força de seu lugar de origem e submetida aos mais cruéis tratamentos. Esse processo inicia-se ainda em solo africano quando milhões de pessoas foram caçadas, aprisionadas e transportadas nos navios denominados tumbeiros2.
A cruel travessia exigia daqueles que conseguissem chegar de um período de quarentena melhorar a aparência, antes de serem expostos e vendidos nos mercados para executarem trabalhos forçados nas lavouras.
2 DESENVOLVIMENTO

Na obra “Superando o racismo na escola”, publicada pelo Ministério da Educação e organizada por Kabenlege Munanga contém vários artigos de diferentes autores tratando da questão racial e apresentando experiências realizadas, possíveis de serem adotadas. Na Apresentação lemos “Os destinatários naturais deste livro são os professores e as professoras da Educação Básica. É a esse grupo que se tenta municiar e estimular”. Esta observação é importante, vista que a questão racial e das relações inter-raciais perpassam todas as relações e urgem

Relacionados