Discriminação a Mulher

Páginas: 12 (2929 palavras) Publicado: 2 de março de 2014
Centro de Ensino Médio Paulo Freire
Alunas (os): Laryssa Marques, Suzana Kallita, Ana Cristina e Pedro Feitosa
Turma: 2306
Disciplina: Sociologia Professora: Ana Julia

Discriminação a Mulher

Visto que certas características podem ser utilizadas como fator de
Discriminação e que o sexo é uma delas, constatou-se haver as modalidades
Discriminatórias. Taismodalidades são a discriminação lícita e a discriminação ilícita. Considerada repudiável por ser ofensiva ao princípio constitucional da igualdade e, portanto, ao Estado Democrático de Direito. Daí que o uso do termo discriminação nas linhas que seguem deve ser compreendido tão-somente como alusivo à discriminação ilícita. Frise-se ainda que a discriminação a ser abordada, além de ilícita, é aquelacujo fator de diferenciação é o sexo.

Discriminação racial
A situação da mulher negra no Brasil de hoje manifesta um prolongamento da sua realidade vivida no período de escravidão com poucas mudanças, pois ela continua em último lugar na escala social e é aquela que mais carrega as desvantagens do sistema injusto e racista do país. Inúmeras pesquisas realizadas nos últimos anos mostram que amulher negra apresenta menor nível de escolaridade, trabalha mais, porém com rendimento menor, e as poucas que conseguem romper as barreiras do preconceito e da discriminação racial e ascender socialmente têm menos possibilidade de encontrar companheiros no mercado matrimonial.
A mulher negra ao longo de sua história foi a “espinha dorsal” de sua família, que muitas vezes constitui-se dela mesma edos filhos. Quando a mulher negra teve companheiro, especialmente na pós-abolição, significou alguém a mais para ser sustentado. O Brasil, que se favoreceu do trabalho escravo ao longo de mais de quatro séculos, colocou à margem o seu principal agente construtor, o negro, que passou a viver na miséria, sem trabalho, sem possibilidade de sobrevivência em condições dignas. Com o incentivo dogoverno brasileiro à imigração estrangeira e à tentativa de extirpar o negro da sociedade brasileira, houve maciça tentativa de embranquecer o Brasil.
Provavelmente o mais cruel de todos os males foi retirar da população negra a sua dignidade enquanto raça remetendo a questão da negritude aos porões da sociedade. O próprio negro, em alguns casos, não se reconhece, e uma das principais lutas domovimento negro e de estudiosos comprometidos com a defesa da dignidade humana é contribuir  para o resgate da cidadania do negro.
A pobreza e a marginalidade a que é submetida a mulher negra reforça o preconceito e a interiorização da condição de inferioridade, que em muitos casos inibe a reação e luta contra a discriminação sofrida. O ingresso no mercado de trabalho do negro ainda criança e a submissãoa salários baixíssimos reforçam o estigma da inferioridade em que muitos negros vivem. Contudo, não podemos deixar de considerar que esse horizonte não é absoluto e mesmo com toda a barbárie do racismo há uma parcela de mulheres negras que conseguiram vencer as adversidades e chegar à universidade, utilizando-a como ponte para o sucesso profissional.
Embora o contexto adverso, algumas mulheresnegras vivem a experiência da mobilidade social processada em “ritmo lento”, pois além da origem escrava, ser negra no Brasil constitui um real empecilho na trajetória da busca da cidadania e da  ascensão social. Bernardo (1998), em seu trabalho sobre a memória de velhas negras na cidade de São Paulo, mostra como é difícil a mobilidade ascensional da negra - especialmente na conquista de um empregomelhor, pois a maioria das negras trabalhava na informalidade, ou como empregadas domésticas.
As mulheres negras que conquistam melhores cargos no mercado de trabalho despendem uma força muito maior que outros setores da sociedade, sendo que algumas provavelmente pagam um preço alto pela conquista, muitas vezes, abdicando do lazer, da realização da maternidade, do namoro ou casamento. Pois,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Discriminação da Mulher no Mercado de Trabalho
  • Discriminação contra a mulher
  • Discriminação contra a mulher
  • Discriminação contra a mulher
  • Mulheres negras e discriminação racial
  • História da Discriminação sobre a Mulher
  • Violencia e discriminação conta a mulher
  • A discriminação contra a mulher

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!