DISCRIMINAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO ATUAL CONTRA MULHERES NEGRAS

Páginas: 14 (3486 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2014
DISCRIMINAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO ATUAL CONTRA MULHERES NEGRAS
Karini Oliveira Fraga1
Fabiano De Oliveira Holanda2
Teófilo Lourenço de Lima3

Resumo
A presente monografia tem como objetivo, falar sobre a discriminação e preconceito contra mulheres negras no Brasil. A violência contra as mulheres não é recente na história da humanidade. Ela faz parte de um sistemasocio-histórico que condicionou as mulheres a uma posição hierarquicamente inferior na escala de perfeição metafísica, produzindo um campo de força de relações assimétricas entre homens e mulheres em nossa sociedade. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é analisar como o preconceito, a discriminação e a intolerância constituíram predicativos da violência de gênero, trazendo para essa discussão ainterpenetração de três módulos distintos: sexo/gênero, raça/etnia e classe social. Apesar dos altos índices estatísticos de violência contra as mulheres em todo o mundo e dos avanços sociais, políticos e jurídicos no combate à violência, defende-se a ideia de que o movimento dos direitos humanos ainda precisa encontrar instrumentos efetivos na promulgação da cidadania e dos direitos das mulheres.

Palavras-chave: Discriminação. Mulher. Preconceito.

Introdução

O tema deste trabalho foi escolhido como o propósito de a discriminação e preconceitos contra mulheres negras em todo o Brasil, evidenciando no mercado de trabalho.
Vamos retratar o preconceito e discriminação,formas de reagir e agir contra, leis de combate e os tipos. Como a mulher sofre com a discriminação no trabalho, familiar, etc.É importante também notar como o preconceito em relação às mulheres opera através da interpenetração dos eixos sexo/gênero, raça/etnia, e classe social. Esses eixos fundamentam e constituem a base de toda organização social onde se dão as práticas de dominação, discriminação e preconceito, sendo a violência uma consequência direta da imbricação entre elas.
Não obstante vamos descrever a luta pelosdireitos humanos e contra a violência, o preconceito e a discriminação, não só contra as mulheres, mas contra todos aqueles que são vítimas, deve ser encarado como um mal a ser combatido, vigiado, punido e disciplinado.
Além de abordarmos uma parte histórica, como surgiu o preconceito e as ideias machistas, e também podemos observar que as mulheres sofrem mais discriminação que homens,principalmente as negras. Como elas tentam entrar no mercado de trabalho, mas enfrentam humilhações, preconceitos, mas que estão conquistando o espaço delas com o passar dos anos.

1. Preconceito e discriminação

Durante anos, nossa sociedade construiu, em torno de si e no senso comum, um estereótipo relacionado ao sexo feminino, primeiro passo para a construção das bases do preconceito e dadiscriminação.
O estereótipo, na acepção de Marilena Chauí (1996/1997), vai referir-se, por um lado, a um conjunto de crenças, valores, saberes, atitudes que julgamos naturais, transmitidos de geração em geração sem questionamentos, e nos dá a possibilidade de avaliar e julgar positiva ou negativamente coisas e seres humanos Por outro lado, para a autora, o senso comum é a crença jamais questionada de quea realidade objetiva e subjetiva do mundo existe tal como nos é dada, cristalizando as ideias acerca do mundo, dos sujeitos e das ideias construídas histórica e socialmente ao longo do tempo.
Por muito tempo, a cristalização de muitos dos conceitos de que o direito deveria estar a serviço dos homens, denominado os mais fortes, serviram para construir falsas ideias e moldar muitos dospreconceitos contra o sexo feminino. Vale lembrar que as próprias mulheres participaram inequivocamente desses ideários construídos ao longo dos últimos três ou quatro séculos.
Assim sendo, partir da noção que meu semelhante merece mais privilégios porque pertence à classe dos incluídos parece ser uma falácia que se tem mantido até os dias atuais. Os estereótipos, os preconceitos e a discriminação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Discriminação da Mulher no Mercado de Trabalho
  • A mulher no mercado de trabalho brasileiro
  • A inserção da mulher negra no mercado de trabalho
  • Mulher no mercado de trabalho nos dias atuais
  • preconceito contra mulher no mercado de trabalho
  • Mulheres negras e discriminação racial
  • Discriminação contra a mulher
  • Discriminação contra a mulher

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!