Discriminação contra crença religiosa

Páginas: 14 (3459 palavras) Publicado: 10 de dezembro de 2013
INTRODUÇÃO
A crença religiosa é uma cultura antiga e tem suas características de acordo com cada cultura e preferências de um indivíduo. A religião teve uma diversidade muito grande no Brasil, além do já existente cristianismo que vem da história e que conhecemos, surgiram outras religiões como islamitas, evangélicos, espíritas, messiânicos, mórmons, judeus, esotéricos e muçulmanos, ainda háaqueles que são ateus, ou seja, não aderiu a nenhuma cultura religiosa.
Com o surgimento de várias crenças, a religião tornou-se um motivo de discriminação na sociedade. Essa discriminação pode ocorrer em qualquer local público ou no ambiente de trabalho.
Para garantir o direito à igualdade, foram criadas leis penais ligadas à intolerância religiosa. Temos ainda o Dia Nacional de Combate àIntolerância Religiosa, em 21 de janeiro.
Nesse trabalho vamos mostrar qual a lei que garante o direito à igualdade, o direito a quem é adepto a uma crença religiosa e quais as consequências desses atos.
Como objetivo principal estudar a discriminação religiosa no ambiente de trabalho.

















1 INTRODUÇÃO Á RELIGIÃO
Desde os primórdios, os homens acreditavam que os fenômenosnaturais, como por exemplo, as trevas, o calor, o frio, a vida e a morte, eram controlados por deuses e espíritos.
Segundo suas crenças, esses espíritos eram capazes de habitar as rochas, as árvores ou os rios, e que cada um deles possuía uma função diferente do outro. Os crédulos acreditavam receber seus pedidos através de oferendas, como: canções, danças, sacrifícios e magia.
Ao analisarmosa história das civilizações antigas, como as do Egito, China, Grécia e Roma, vemos que estas eram politeístas, ou seja, possuíam vários deuses, que, em sua grande maioria, eram temidos por seus adoradores, que sempre se esforçavam para não os ofender ou irritar.
Sacerdotes, especialmente treinados para interpretar a vontade divina, ensinavam ao povo como viver conforme a vontade dos deuses etambém como homenageá-los. Através desta atividade os sacerdotes adquiriam um grande poder.
Grande parte das religiões acredita numa existência após a morte, onde os bons são recompensados e os maus punidos. Este é o motivo que fazia com que os egípcios embalsamassem os corpos dos faraós.
Já nos funerais do homem primitivo, assim como os de chefes de tribos escandinavas, existia a demonstraçãode crença de outra forma.
A ideia de uma força superior às demais, como o deus Sol, a deusa Lua, Zeus ou Odin, formou uma fé comum a muitos povos; contudo, foram os hebreus e depois os judeus, que introduziram a crença num único Ser Supremo (Jeová), criador de todo o Universo.
Posteriormente surgiu o Cristianismo, onde a partir dos ensinamentos de Jesus Cristo, Filho de Deus, conforme seencontra escrito no Novo Testamento, o homem conhece o evangelho. A religião cristã baseia-se no amor ao próximo.
As religiões orientais são em grande parte bem antigas e seguidas por inúmeros povos, entretanto, uma mesma religião toma rumos diferentes de acordo com o país e costumes de seus seguidores.
Apesar de a religião não exercer mais tanta influência na população quanto costumava alguns séculosatrás, ela ainda é algo muito presente na vida de todos. São eles cristãos, budistas, islamitas, espíritas ou de tantas outras crenças. Com toda essa variedade de fé e maneiras de crer, é possível presenciar vários momentos em que a religião esteja presente.
Com o crescimento da diversidade religiosa no Brasil gerou-se o aumento do preconceito religioso, tendo sido criado até mesmo o Dia Nacionalde Combate à Intolerância Religiosa (21 de janeiro), sancionada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva.
De acordo com o censo demográfico realizado em 2000, pelo IBGE, essa é a composição religiosa no Brasil: 73,8% dos brasileiros (cerca de 125 milhões) declaram-se católicos; 15,4% (cerca de 26,2 milhões) declaram-se evangélicos; 7,4% (cerca de 12,5 milhões) declaram-se sem religião,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liberdade de crença religiosa e discriminação contra homossexuais.
  • Crenças religiosas
  • Discriminação religiosa
  • Discriminação religiosa
  • Diferenças entre crença religiosa e tradição religiosa
  • A importância do aparecimento das crenças religiosas
  • Candomblé
  • Discriminação racial e religiosa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!