Discorra sobre o papel do sonho para a psicanálise

Páginas: 3 (551 palavras) Publicado: 2 de abril de 2014
1 - Discorra sobre o papel do sonho para a psicanálise.
A partir de Freud em 1900, os sonhos ganharam uma dimensão cientifica e o aprofundamento do seu estudo abriu as portas para a consolidação dapsicanálise.
No livro A interpretação dos sonhos, Freud traz uma abundancia de sonhos pessoais, representando um marco essencial na psicanálise pelas seguintes razões:
Representa a primeira analise(autoanalise) levada a efeito, sendo que a maior motivação para esse ato corajoso de Freud foi a sua necessidade de elaborar os seus sentimentos despertados pela morte de seu pai.
Possibilitou aFreud construir um modelo do aparelho psíquico.
Freud formulou o modelo de um aparelho óptico, no qual um feixe luminoso pode sofrer transformações, capaz de, tal como o sonho, manifestar-se de formas ecom finalidades diferentes da original.
Freud estabeleceu uma teoria puramente psicológica, assim abandonando aquela baseada na neurofisiologia que até então ele mantinha, e representou o primeiroesboço para conceber uma primeira teoria do aparelho mental – a teoria tópica -, onde os “topos” (lugares) eram ocupados pelas instancias do inconsciente, pré-consciente e consciente.
O fenômeno dosonho sendo concebido como paradigma de um funcionamento normal da mente e, ao mesmo tempo, como expressão psicopatológica, facilitou a concepção de que no aparelho psíquico não existia uma plenadelimitação entre o normal e o patológico.
O estudo dos sonhos permitiu que Freud restabelece-se uma integração entre experiências recentes (restos diurnos) e as antigas (que constituem o conteúdo latentedo sonho)
Propiciou a Freud as primeiras descrições acerca do Édipo e da sexualidade infantil.
Pelo estudo dos sonhos e dos sintomas manifestados pelas suas pacientes histéricas, Freud estabeleceuuma equivalência, entre a estrutura dos sonhos e a das neuroses, o que lhe possibilitou conceber e formular sua clássica postulação de que o sonho é a via regia para chegar ao inconsciente.
O sonho...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha sobre sonhos na psicanálise
  • os sonhos para a psicanalise
  • A psicanálise e os sonhos
  • Discorra sobre ciência e política.
  • Sobre a psicanalise
  • O papel transformados da esperança e do sonho
  • Tirando sonhos de papel
  • SOBRE A PRISÃO TEMPORÁRIA, DISCORRA SOBRE OS PONTOS.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!