DISCIPLINAS NORTEADORAS: FAMÍLIA E SOCIEDADE E SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO

712 palavras 3 páginas
FACULDADE ANHANGUERA
SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS: FAMÍLIA E SOCIEDADE E SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO

TUTORA PRESENCIAL: ALESSANDRA SALDANHA
TUTORAS À DISTÂNCIA: Ma.EDILENE XAVIER ROCHA GARCIA, Ma.ANA LÚCIA A.ANTONIO

CAMPINAS/26 DE ABRIL
2014

AÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO ATENDIMENTO DAS DEMANDAS DA FAMÍLIA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.

A família é onde se inicia a formação do ser humano no seu mais amplo significado, nascimento da construção da auto imagem, das primeiras impressões do ambiente exterior, do início da interação com o mundo através da linguagem e de outras experiências que terão seu valor durante toda a existência do indivíduo.
A família tem sofrido mudanças significativas no decorrer do tempo, migrando do modelo tradicional para outros formatos na atualidade. A título de exemplo de mudanças, nos dias de hoje há maior interação entre as gerações devido ao aumento da expectativa de vida, a mulher assumiu em muitos casos o comando inclusive econômico do lar, há maior aceitação das famílias de mesmo gênero e outras alterações que modificaram por completo a família.
Contudo, independente de sua aparência, se num grupo de pessoas encontrarem-se elementos de vínculo como consanguinidade, afetividade ou de solidariedade, certamente estaremos diante de um grupo familiar.
A família foi reconhecida como base da sociedade na Constituição de 1988, tornando-se sujeito de direitos e garantindo-lhe assim especial proteção do Estado, conforme previsto no Art.266. Neste artigo encontram-se elementos essenciais relativos á entidade familiar, tais como o reconhecimento da união estável, o nivelamento entre homens e mulheres no exercício de direitos e deveres na sociedade conjugal, a menção ao divórcio, ao planejamento familiar e a assistência à família pelo Estado.
Desta forma, estando previstos a nível constitucional tais elementos, a legislação infra-constitucional levou em consideração este conceito da família como

Relacionados