Disciplinarização do Ensino da Música

Páginas: 25 (6057 palavras) Publicado: 20 de março de 2014
SOBREIRA, Silvia. A disciplinarização do ensino de Música e as contingências do meio escolar. Per musi [online]. 2012, n.26, pp. 121-127. ISSN 1517-7599. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-75992012000200012.


RESUMO: A partir da promulgação da Lei 11.769/2008, a educação musical busca sua inserção e aceitação no contexto escolar. Neste artigo, são consideradas algumas característicasinerentes a este processo. É alegado que as teorizações advindas do campo dos estudos curriculares podem contribuir para o aprofundamento do assunto. Conclui-se que a busca por procedimentos e metodologias adequados pode ser improdutiva se não forem levadas em consideração as várias influências que os conhecimentos sofrem ao se tornarem disciplinas escolares.
Palavras chave: ensino de música no Brasil;currículo de música; conhecimento escolar; disciplina escolar.


1 - Introdução
Este trabalho tem como objetivo contribuir para o debate sobre o ensino de música, tendo em vista a entrada em cena da lei nº 11.769/2008 que institui a música como conteúdo obrigatório nas escolas de Educação Básica. Nesse sentido, chamo atenção para a utilização da palavra conteúdo, no artigo 26 da Lei 11.769 2,que tem despertado dúvidas sobre o modo como a música deve ser implementada nas escolas. Por conteúdo, pode-se compreender a possibilidade de inserção do ensino de música em outros modelos, como em projetos, por exemplo, ou em atividades optativas. Contudo, como a lógica hegemônica da organização curricular é feita pela disciplinarização dos saberes, é compreensível a luta empreendida peloseducadores musicais para que seja aplicado o modelo tradicional, ou seja, disciplinar. Qualquer outro tipo de disposição não facilitaria um posicionamento do ensino de música no currículo equiparado ao das outras disciplinas já estabelecidas. Trago uma citação de Regina Marcia Simão Santos, pesquisadora do currículo de música que expõe os principais desejos dos professores, dos quais, destaco aquelesjulgo relacionados à disposição da música dentro da hierarquia das disciplinas. Segundo a autora os professores de música (...) 5) querem o direito e autoridade de dar nota e reprovar: 'de avaliar', como todo professor faz, em todas as outras disciplinas (o império da força reativa). Querem ter conteúdos obrigatórios e ordenados por série, para serem cumpridos. Acham que está tudo muito solto e quecada professor faz o que quer. Querem experimentar o 'poder' dos artefatos da 'cultura escolar', dos grupos disciplinares;(...).
7) querem a possibilidade de fazer funcionar 'na grade' aquilo que funciona 'fora da grade', como atividade 'extra-curricular' ( a oficina-coral, o grupo de percussão, o conjunto de flauta-doce). (SANTOS, 2005, p.53, aspas da autora).
Saliento que a não utilização dotermo também ocorre em outras áreas. No artigo 26 da atual LDB (Lei nº 9.394/2006) pode-se considerar que apenas se especifica o ensino de Português e de Matemática: § 1º Os currículos a que se refere o caput devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil 3.
Issodeixa margem para que disciplinas como História e Geografia, por exemplo, possam ser acopladas em uma única disciplina ou colocadas no currículo de forma menos convencional. Química e Biologia também podem estar dentro de uma mesma disciplina que contemple "o mundo natural". Entretanto, as disciplinas tradicionais continuam nos currículos.
A divisão dos conteúdos curriculares em disciplinasescolares faz parte do cotidiano escolar, sendo um elemento de estruturação reconhecido pelos professores, alunos e sociedade (MACEDO; LOPES, 2002, p.73). Nessa visão contemporânea, a disciplina surge como a "principal manifestação do currículo" (GOODSON, 2001, p.75). Apesar de existirem tentativas e propostas no intuito de se operar o currículo de maneira integrada, a organização deste por disciplinas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o ensino da musica
  • O ensino de música
  • Música e disciplinarização: entendendo o momento da educação musical no Brasil
  • Música e o ensino de quimica
  • A ARTE DA MUSICA NO ENSINO FUNDAMNETAL
  • Artigo Ensino De Música
  • Tecnologias no ensino-aprendizagem de música
  • RESUMO MUSICA NO ENSINO DE ESPANHOL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!