DISCIPLINA F SICA EXPERIMENTAL I EP3 Na

699 palavras 3 páginas
DISCIPLINA FÍSICA EXPERIMENTAL I EP3 Na
EXPERIMENTO 4: LANÇAMENTO DE PROJÉTEIS
Grupo: ALAN PATROCINIO

1 OBJETIVO
3
2 INTRODUÇÃO
3
3 PROCEDIMENTOS
4
3.1 Movimento de Projéteis:
4
3.2 Conservação de Energia:
5
4 DADOS
7
4.1 Movimento de Projéteis:
8
4.2 Conservação de Energia:
9
5 ANEXOS
10
6 CONCLUSÃO
1
1 OBJETIVO
Encontrar a velocidade horizontal de lançamento, para as duas esferas, através do estudo do movimento de projéteis e da conservação de energia.
2 INTRODUÇÃO
Trata-se de “um caso especial de movimento bidimensional: Uma partícula que se move em um plano vertical com velocidade inicial v0 e com uma aceleração constante, igual à aceleração de queda livre g, dirigida para baixo. Uma partícula que se move dessa forma é chamada de projétil (o que significa que é projetada ou lançada), e seu movimento é chamado de movimento balístico.”[1] Neste 4º experimento, trata-se da análise do movimento de duas esferas: uma de vidro e outra metálica. O efeito do ar foi ignorado. Em lançamento de projéteis, os movimentos horizontal (eixo x) e vertical (eixo y) são independentes, o que facilita os cálculos.
3 PROCEDIMENTOS
O experimento foi preparado de acordo com as normas previstas na apostila de experimentos da UVV, sendo medida a altura de lançamento (H), a altura da rampa (h), a média de cinco medidas diferentes do diâmetro da esfera de metal e a média de cinco medidas diferentes do diâmetro da esfera de vidro, a largura da seção transversal da rampa (D) e, a partir do prumo localizado na extremidade inferior da rampa sobre uma folha A4 mediu-se o alcance das esferas lançadas – por meio das marcas deixadas nesta folha pelo papel carbono (∆x) devido ao impacto das esferas.
3.1 ATRAVÉS DO MOVIMENTO DE PROJÉTEIS:

Na direção y: Na direção x: ∆y = Voy.t – ½.g.t2

? 0t Voy Hy

=
(Equação 1) xv ∆ = (Equação 2)
Juntando as equações 1 em 2:
H g

3.2 ATRAVÉS DA CONSERVAÇÃO DE ENERGIA:
Através da equação da conservação de energia: 0=−EiEf
Então:

2/1..2/1.. vgh vvgh
R vRmvmhgm

Relacionados