Disciplina e parenalidade

330 palavras 2 páginas
Parentalidade:
Métodos de moldar o caráter e ensinar autocontrole e comportamento aceitável para crianças. É uma poderosa ferramenta para a socialização com o objetivo de desenvolver a autodisciplina.
Formas de disciplina:
Reforço e punição:
Geralmente as crianças aprendem mais com um reforço para um bom comportamento. Mas há ocasiões em que a punição tal como o isolamento ou a negação de privilégios é necessária.
Às vezes as crianças são intencionalmente desafiadoras, em tais situações a punição, se for coerente, imediata e nitidamente associada a ofensa poderá ser eficaz.
O castigo corporal:
Definido como o “uso da força física com a intenção de causar dor na criança, e não ferimentos, de modo a corrigir ou controlar o comportamento infantil” (Shaus, 1994, p.4).Popularmente acredita-se que o castigo corporal é mais eficiente que outros métodos. Entretanto a maior parte das pesquisas sugere fortemente que o castigo corporal frequente ou severo é potencialmente prejudicial para crianças. Alguns efeitos são : as crianças podem não conseguir internalizar mensagens morais, desenvolvem relacionamentos de pai e filhos pobres e apresentam agressividade física ou comportamento antissocial aumentados.
O Comitê sobre os Aspectos Psicossociais da Saúde infantil e Familiar na Academia Americana de Pediatria (1998) recomenda reforço positivo e repreensões verbais, castigos (isolamento breve da criança) ou retirada de privilégios para desencorajar comportamentos indesejados.
Raciocínio indutivo, Afirmação de poder e Retirada do amor.
As técnicas indutivas visam encorajar o comportamento desejável ou desencorajar o comportamento indesejável por meio da argumentação com uma criança. É geralmente o método mais eficaz para conseguir que as crianças aceitem os padrões parentais.
Afirmação de poder: visa interromper ou desencorajar comportamentos indesejáveis por meio da aplicação física ou verbal do controle parental.
Retirada do amor: inclui ignorar, isolar ou

Relacionados