Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade

822 palavras 4 páginas
Estrutura sugerida para o trabalho

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.
Político, Ambiental, Social, Cultural, Econômico.

Político – utilizar a política como um instrumento útil na conscientização e dela trazer mudanças positivas, criando um sistema governamental engajado na sustentabilidade, por mais que isso pareça uma utopia, e assim fazer com que as mudanças aconteçam.

Ambiental – Garantir a produção de bens e serviços que dão qualidade de vida às pessoas, utilizando recursos renováveis, desde energéticos, até matérias primas, de modo a preservar o meio ambiente, ajudando na conservação e na renovação do meio ambiente, para que com isso as futuras gerações possam desfrutar de seus benefícios.

Social – criar um pensamento, uma ideologia na sociedade a fim de trazer a ideia de que todos os indivíduos nela inseridos, possam ter a vontade de que os bens produzidos possam ser partilhados e onde se busque a igualdade, definindo padrões de utilizações dos recursos e bens, se prejudicar o próximo e nem o planeta terra.

Cultural – criar uma nova forma de pensar na sociedade, agindo nos setores intelectual e cultural, mudando assim a forma de pensar e agir, fazendo surgir uma ideologia que visa à proteção e cultivação do meio ambiente, proteger, produzir e consumir de maneira sustentável, ao invés do consumo abusivo e desregrado, certamente a mudança cultural é uma das mais importantes, pois dela parte um novo sistema produtivo e de vida, modificando a longo prazo a mentalidade da sociedade e desta utopia poderá nascer e acontecer todas outras ideias.

Econômico – como já é sabido, a economia é o que rege todo o sistema global, através dela que gira o modo de vida da sociedade, e modificando as regras do “jogo”

Relacionados