Discipla metodologia do conhecimento

1284 palavras 6 páginas
DISCIPLA METODOLOGIA DO CONHECIMENTO

INDICE

1. Introdução
2. Disciplina de Epistemologia
3. Sobre o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
4. Datas
5. Entrega do Trabalho e Defesas
6. Sobre Plagio

1. Introdução

A disciplina de metodologia do conhecimento (MTC) corresponde à apresentação do trabalho de conclusão de curso (TCC). Os horários reservados para disciplina MTC correspondem aos horários para defesa dos trabalhos desenvolvidos. Os alunos devem respeitar a freqüência de 75% dos horários da disciplina MTC, devendo então, comparecer também nos dias de defesa de seus colegas.

2. Sobre a Disciplina de Epistemologia (EPS)

A disciplina de Epistemologia marca o início das atividades relativas ao desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso. Nessa disciplina serão discutidos os fundamentos necessários para escolha, desenvolvimento e apresentação de um tema que envolva conhecimento científico.

Após o final da disciplina de Epistemologia, os alunos deverão enviar um email com sua proposta de TCC para os coordenadores da especialização: jamhour@ppgia.pucpr.br e maziero@ppgia.pucpr.br. O email deverá conter o seguinte formato:

• Subject: TCC - RSS
• Nome completo do Aluno:
• Título do TCC (pode ser provisório)
• Tipo de TCC (estudo de caso ou estado da arte)
• Descrição sucinta dos objetivos do TCC (um parágrafo) As informações necessárias para elaboração da proposta de TCC estão descritas a seguir. 3. Sobre o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Os TCCs são individuais, e poderão ser de dois tipos:
A. Estudos de Caso
B. Estado da Arte
Estudos de Caso (TCC-EC) Os TCC-EC, isto é, trabalhos de conclusão de curso do tipo “Estudo de Caso”, consistem da realização de um trabalho prático (protótipo, sistema, implantação, etc) e da redação de um documento que o descreve. Esse documento deve conter:
1. Introdução: objetivos e contexto do projeto. Análise do conjunto de tecnologias candidatas para serem empregadas

Relacionados