discente

Páginas: 5 (1122 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014


UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA




Luane Alves dos Santos
Análise crítica da Teoria Clássica da Administração junto ao livro “Admirável Mundo Novo” e aos filmes “Tempos Modernos” e “A Classe Operária Vai ao Paraíso”









JEQUIÉ – BAHIA
FEVEREIRO DE 2012

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA






Análise crítica da Teoria Clássica daAdministração junto ao livro “Admirável Mundo Novo” e aos filmes “Tempos Modernos” e “A Classe Operária Vai ao Paraíso”



Artigo apresentado à disciplina de Administração I
semestre do curso de Sistema de Informação, opelo pr




JEQUIÉ – BAHIA
FEVEREIRO DE 2012
SUMARIO
Introdução............................................................................................................ 5
Análise crítica da Teoria Clássica da Administração junto ao livro “Admirável Mundo Novo” e aos filmes “Tempos Modernos” e “A Classe Operária Vai ao Paraíso”.............................................................................................................. 6
Conclusão............................................................................................................ 7
Bibliografia........................................................................................................... 8

























“E esse [...] é o segredo da felicidadee da virtude: amarmos o que somos obrigados a fazer. Tal é a finalidade de todo o condicionamento: fazer as pessoas amarem o destino social de que não podem escapar.
(HUXLEY, Aldous. Admirável Mundo Novo. 1932)











INTRODUÇÃO
A Teoria Clássica da Administração teve como precursor Henri Fayol, na França, em 1916, tendo como ênfase a busca pela eficiência e a estruturaorganizacional e como objetivos a busca da maior produtividade do trabalho e a maior eficiência do trabalhador e da empresa.
A Teoria Clássica da Administração partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, como uma visão anatômica e estrutural, que a organização deveria possuir para ser eficiente, onde devia garantir a eficiência de todas as partes envolvidas, fossem elasdepartamentos, seções ou pessoas como executores de tarefas e ocupantes de cargos.
A análise das tarefas de cada indivíduo cedeu lugar a uma visão global e universal da organização. A qual partia da estruturação de toda organização e chegava finalmente ao indivíduo. A preocupação era aumentar a eficiência da empresa por meio da disposição dos departamentos e das inter-relações estruturais. Daí a ênfase naestrutura e funcionamento da organização.















Análise crítica da Teoria Clássica da Administração junto ao livro “Admirável Mundo Novo” e aos filmes “Tempos Modernos” e “A Classe Operária Vai ao Paraíso”
Admirável Mundo Novo é uma obra escrita por Aldous Huxley e publicada em 1932 que narra um futuro fictício, em que as pessoas são condicionadas tanto biologicamentequanto psicologicamente a viverem segundo normas sociais, dentro de uma sociedade organizada por castas. Nessa sociedade não há ética religiosa e apegos morais (monogamia, família, etc.) que regem a sociedade atual e até mesmo a forma de reprodução é diversificada, sendo esta feita em laboratórios.
O principal objetivo desse “futuro” hipotético, seria a padronização do trabalho. “- Noventa e seisgêmeos idênticos fazendo funcionar noventa e seis máquinas idênticas”, trecho retirado do livro.
Observa-se então que na administração clássica a busca pela perfeição através da estrutura organizacional é um ponto bem trabalhado, e como melhor atingir esse objetivo e eficácia tendo indivíduos que trabalham e produzem da mesma forma, padronizando assim a produção e aumentando a eficácia e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Discente
  • discente
  • Discente
  • Discente
  • Discente
  • Discente
  • discente
  • discente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!