discalculia

Páginas: 17 (4021 palavras) Publicado: 16 de agosto de 2014
Sumário

INTRODUÇÃO 5
1. DISCALCULIA 7
1.1. O que é discalculia 7
1.2. Tipos de discalculia 9
1.2.1. Graus que a discalculia pode apresentar 10
1.3. Causas 11
1.4. Sintomas e diagnóstico 13
1.5. Resultado esperados para cada faixa etária e dificuldades causada pela discalculia 15
2. DISLEXIA EM RELAÇÃO À DISCALCULIA 16
3. TIPOS DE CAUSAS QUE PODEM PREJUDICAR A APRENDIZAGEMMATEMATICA E SEREM CONFUNDIDAS COMO DISCALCULIA 17
3.1. A aprendizagem na matemática 17
3.2. Causas que podem prejudicar a aprendizagem na matemática 20

REFERÊNCIAS




Introdução

A elaboração desta monografia tornou-se possível por meio da consulta de artigos científicos cujo tema central era o transtorno de aprendizagem da disciplina matemática, ou seja, discalculia.
A matemáticacostuma ser considerada uma das disciplinas mais complexas para o entendimento do aluno. Essa dificuldade se acentua quando uma criança ou adolescente possui discalculia – empecilho que torna praticamente impossível a compreensão de conceitos matemáticos.
O aluno que possui esse transtorno pode perder o interesse de aprender e de tentar resolver exercícios e, se professor não tiver conhecimentosobre a discalculia, pode pensar que essa criança não tem verdadeira vontade pela aprendizagem ou que está com preguiça de resolver alguma questão. Não são raras as situações, portanto, em que o professor ignora o aluno, sem tentar saber o que representa, de fato, o fraco desejo de envolvimento nas atividades escolares.
Assim, esta monografia tentará promover uma retomada teórica capaz deconscientizar os professores sobre a discalculia, apontando os sintomas, as causas e possibilidades de diagnóstico, e discutindo métodos que possam ajudar os alunos com dificuldades em aprendizagem. Dentre tais dificuldades, como dito, dedicaremos especial atenção aos transtornos relativos à matemática. Para tanto, partiremos do seguinte questionamento: quais métodos seriam eficazes para ajudar odesenvolvimento dos alunos que apresentam discalculia?
No primeiro capítulo da monografia, abordar-se-á a discalculia: o que é esse transtorno, seus tipos, as causas, os sintomas, como diagnosticar, o que as crianças deveriam aprender em cada faixa etária e as dificuldades que podem apresentar devido ao transtorno.
No segundo capítulo será feita uma breve abordagem sobre a discalculia e a dislexia, bemcomo a relação que existem entre esses dois transtornos.
No capítulo seguinte (capítulo 3), serão debatidas as outras causas que também podem prejudicar a aprendizagem dos alunos na matemática. Vale notar, no entanto, que, antes de discutir as causas, realizaremos uma breve abordagem sobre a aprendizagem no ensino da matemática.
Os capítulos mencionados já se encontram concluídos. Os próximosque estão em andamento são aqueles que deverão contemplar: análise de testes que tornam possível a identificação dos alunos discalcúlicos (conferir esse termo); tecnologia na aprendizagem; importância dos jogos concretos para a aprendizagem de matemática; aplicação e discussão dos dados obtidos de questionários, de testes e de jogos concretos. Como delimitação metodológica, vale mencionar que ostestes a serem aplicados serão propostos a alunos de uma sala de 6.º ano (público-alvo escolhido) e nosso objetivo é indicar, a partir dos resultados obtidos, as possibilidades de intervenção mais promissoras.

1. DISCALCULIA
1.1 O QUE É DISCALCULIA

O termo discalculia tem origem nas línguas grega e latina. A palavra dis, em grego, significa “mal” e a palavra calculare, em latim, quer dizer“contar”. Temos, então: “contando mal”. (ROGMANOLI, 2008)

A discalculia é um transtorno de aprendizagem em matemática. A pessoa que tem esse transtorno apresenta uma dificuldade acima do normal em aprender operações e exercícios contextualizados de matemática.

A discalculia ganha em destaque, pois afeta as condições de desenvolvimento da capacidade cognitivo do aluno, impedindo que tenha...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • discalculia
  • Discalculia
  • Discalculia
  • Discalculia
  • Discalculia
  • discalculia
  • Discalculia
  • DISCALCULIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!