disc03

2324 palavras 10 páginas
A Organização das Nações Unidas e seus aspectos atuais.

Flávia Andrade de B. Sampaio e Mariana Garcia da S. Lopes.

1.Introdução

A Organização das Nações Unidas – ONU nasceu sobre os escombros da Sociedade das Nações (SDN), num mundo ainda perplexo com a mais sangrenta guerra da história – a Segunda Guerra Mundial, apresentando-se, atualmente, como uma entidade que possui ramificações nos quatro continentes e influência em todos os setores vitais do planeta.
Segundo José F. Rezek (1996 : p.264), no âmbito da ONU, a cooperação econômica, cultural e científica repontam como propósitos periféricos, sendo objetivo precípuo dessa organização preservar a paz entre as nações, fomentando a solução pacífica de conflitos e proporcionando meios idôneos de segurança coletiva.
A Carta das Nações Unidas representa um verdadeiro código de conduta e consubstanciação dos valores adquiridos do mundo civilizado, de forma que constitui-se num documento fundamental sobre a Organização da Sociedade Internacional, com objetivos precisos, nos quais se integram princípios como igualdade de direitos e autodeterminação dos povos e abstenção do recurso à força, salvo em situações de legítima defesa ou de ameaça efetiva, dentre outros.
A Organização das Nações Unidas configura-se, atualmente, como instrumento fundamental para a pacificação do planeta e representa essencialmente a consagração do princípio de que o mundo civilizado rejeita o apelo à força bruta para solucionar suas diferenças, acreditando que a paz possa ser alcançada.
Ocorre, entretanto, que a referida organização apresenta muitas falhas, de modo que torna-se imperativo que se realize uma reformulação da mesma. É necessário a revisão de diversas questões como, por exemplo, a abusiva faculdade do veto.

2. Histórico

A ONU consiste num organismo internacional criado após a Segunda Guerra Mundial, a fim de substituir a antiga Liga das Nações, surgida após o fim da Primeira

Relacionados