Dirferenças entre o engenheiro e técnico

947 palavras 4 páginas
É o ramo da engenharia que projeta, gerencia e executa obras, dentre elas pode-se destacar: casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais, portos entre outras. O engenheiro civil tem o papel de projetar, gerenciar e acompanhar todas as etapas de uma construção ou reforma. Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Com base nesses dados, o profissional desenvolve o projeto, especifica as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e define o material que será utilizado. No canteiro de obras, tem as atribuições de chefiar as equipes de trabalho, supervisionar prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele a responsabilidade de garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção. Esse profissional também pode dedicar-se à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício, por exemplo. DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS TAREFAS
Desenvolver projetos de engenharia civil, planejar, orçar e executar obras, coordenar a operação e a manutenção das mesmas. Controlar a qualidade dos suprimentos e dos serviços comprados e executados.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS PARA A FUNÇÃO DE ENGENHEIRO
1. Criatividade
2. Dinamismo
3. Capacidade de decisão
4. Iniciativa
5. Visão global

6. Visão espacial,
7. Raciocínio lógico
8. Raciocínio matemático
9. Adaptabilidade.

1. Planejar, organizar, executar e controlar projetos na área da construção civil, realizar investigações e levantamentos técnicos, definir metodologia de execução, desenvolver estudos ambientais, revisar e aprovar projetos, especificar equipamentos, materiais e serviços.
2. Orçar a obra, compor custos unitários de mão de obra, equipamentos, materiais e serviços, apropriar custos

Relacionados