Diretrizes para certificação ambiental de laboratório de análise da qualidade de água em ambiente de ensino

Páginas: 11 (2582 palavras) Publicado: 8 de maio de 2013
Diretrizes Para Certificação Ambiental de Laboratório de Análise da Qualidade De Água Em Ambiente de Ensino

Caldas, L.R., Graduando em Eng. Ambiental – Universidade Federal de Goiás - Brasil - lcr.ambiental@gmail.com

Hora, K.E.R., Professor Adjunto - Universidade Federal de Goiás - Brasil - karlaemmanuela@gmail.com

Scalize, P.S., Professor Adjunto - Universidade Federal de Goiás -Brasil - pscalize.ufg@gmail.com

Albuquerque, A., Professor Assistente – Universidade da Beira Interior - Portugal – ajca@ubi.pt

RESUMO
Com os problemas ambientais cada vez mais em evidência, representada em certa medida pelo aumento da geração de resíduos e emissão de poluentes, torna-se necessário encontrar maneira adequada de gestão e desenvolvimento dos processos produtivos que proporcionemmenor impacto ambiental para a sociedade atual e futura. Visando isto, o presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um plano de gestão ambiental, com enfoque no gerenciamento de resíduos sólidos do Laboratório de Qualidade e Monitoramento Ambiental (Laquama) da Universidade Federal de Goiás. A metodologia de pesquisa adotada baseou-se em três etapas. A primeira refere-se à revisãobibliográfica relativa aos temas de Certificação, Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Laboratórios. A segunda trata-se de um levantamento de campo, a partir da escolha do laboratório a ser analisado, visando o mapeamento das atividades laboratoriais, construção de um organograma interno e um ordenamento dos elementos para certificação e controle da qualidade dolaboratório em estudo. A terceira é relativa à construção de diretrizes para Gestão dos Resíduos com fim à busca da certificação. No final deste trabalho foi constatado algumas inadequações quanto ao gerenciamento de resíduos e problemas quanto ao funcionamento do laboratório nos quesitos de gestão e funcionamento interno. Portanto, foram propostas as Diretrizes para implantação do SGA com focono Gerenciamento de Resíduos, visando à adequação do laboratório nestes quesitos e proporcionando instrumentos para uma futura certificação do laboratório.

Palavras-Chave: Resíduos Sólidos; Gestão; Certificação.

Introdução
Com os problemas ambientais cada vez mais em evidência, representada em certa medida pelo aumento da geração de resíduos e emissão de poluentes, torna-se necessárioencontrar maneira adequada de gestão e desenvolvimento dos processos produtivos que proporcionem menor impacto ambiental para a sociedade atual e futura. Visando estimular novos processos, a série ambiental ISO 14000 visa criar um ambiente regulador que facilite a avaliação adequada dos impactos produzidos na exploração de determinados segmentos potencialmente poluidores, tais como indústrias químicas elaboratórios, gerando, ao final, certificado. Tal documento, atesta o comprometimento das empresas com a qualidade dos processos e produtos mediante certos cuidados com meio ambiente.
A geração de resíduos não é exclusividade das indústrias, ainda que em termos de volume gerado e periculosidade, possa ser maior. Laboratórios que se tornam ambientes de ensino-pesquisa, tais quais os encontradosem Centros Universitários, Escolas Técnicas ou mesmo em Institutos de Pesquisa são, também, geradores de resíduos líquidos e sólidos de grande diversidade, ainda que em menor volume. Desta forma, o gerenciamento dos resíduos produzidos por tais instituições não pode ser negligenciado, Demaman et al (2004).
Considerando tais ambientes relevantes para o desenvolvimento de processos e técnicasinovadoras, analisá-los e construir uma proposta de gerenciamento de resíduos, também, colabora com a difusão de novas práticas de gestão ambiental. Dessa forma, a presente pesquisa objetiva propor diretrizes para implementação de um sistema de gestão ambiental para um laboratório de análise de água localizado em Unidade de Ensino numa Universidade Pública do Brasil.

Materiais E Métodos
A pesquisa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Abrindo laboratorio de analise de agua
  • ensaios de laboratorio analise da água
  • Qualidade no Laboratório de análises clínicas
  • Análise da Qualidade da Água
  • analise de qualidade de agua
  • Analise da qualidade da Água
  • A importância da qualidade da água reagente no Laboratório
  • Análise da qualidade ambiental das águas das praias da solidão e lagoa da conceição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!